6 previsões tecnológicas que falharam… redondamente

Conheça 6 previsões tecnológicas que falharam redondamente e que ainda hoje deixam os seus autores bastante embaraçados!

6 previsões tecnológicas que falharam… redondamente
Prever o futuro é mais difícil do que parece!

Há de tudo! Algumas que nos deixam surpresos, outras que nos roubam sorrisos e ainda algumas gargalhadas… Conheça 6 previsões tecnológicas que falharam redondamente e que ainda hoje são recordadas como um exemplo de como não prever o futuro… O interessante passa mesmo por perceber o que seria do nosso mundo se estas previsões se revelassem… acertadas!
 

Previsões tecnológicas que o tempo desmentiu


1. “Mesmo que existisse uma forma confiável de transferir dinheiro pela internet – que não existe – a rede está a esquecer-se do principal ingrediente do capitalismo: os vendedores”
Quem disse isto? O astrónomo Clifford Stoll em 1995. Vinte anos mais tarde e o que é que acontece? Exatamente… conseguimos transferir dinheiro pela internet. E ainda bem porque nos facilita imenso a vida!


2. “Prevejo que a internet se transforme numa supernova (estrela) e que colapse em 1996”
Não, desta vez não foi Clifford Stoll! O autor desta citação que data de 1995 chama-se Robert Metcalfe… Sabe quem é? Este engenheiro foi um dos pioneiros do desenvolvimento tecnológico mundial e coinventou o sistema ethernet, de redes locais! Para além disso, inventou uma lei que demonstra que na nova economia, o valor de um produto pode ser calculado pelo número de utilizadores do mesmo… Uma referência mundial, portanto! Ainda bem que esta é uma das previsões tecnológicas que falharam redondamente!


3. “O spam vai desaparecer em dois anos!”
Quem disse isto? Foi uma pessoa muito importante do mundo da tecnologia e dos computadores! Uma pessoa que mudou a forma como vivemos! E se lhe dissermos que fundou a Microsoft? Consegue chegar lá? Isso mesmo… Bill Gates, em 2004. Esta previsão também pertence à lista previsões tecnológicas que falharam… Infelizmente!


4. “Todos me perguntam quando é que a Apple irá lançar um telemóvel. A minha resposta é, «provavelmente nunca»”
David Pogue, um reconhecido jornalista da área da tecnologia, escreveu isto no The New York Times em 2006. Em 2007, a Apple lançou a primeira geração do iPhone… Que grande embaraço, David!


5. “É impossível que o iPhone consiga vir a alcançar uma fatia de mercado significativa. Impossível.”
Em 2007, Steve Balmer, CEO da Microsoft, acreditava que o iPhone apenas conquistaria 2% ou 3% do mercado dos telemóveis… E um dos seus argumentos passava mesmo pelo preço!


6. “Não há razão nenhuma para que as pessoas queiram vir a ter um computador em casa”
Esta é, sem dúvida alguma, a previsão mais flagrante da nossa lista de previsões tecnológicas que falharam redondamente! O autor da mesma? Ken Olsen, em 1977. O mais estranho desta história toda é que Ken Olsen foi um engenheiro que se notabilizou por cofundar a Digital Equipment Corporation, uma companhia dos Estados Unidos que foi pioneira na indústria dos computadores… E se lhe dissermos que Ken Olsen já recebeu uma Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação? Se a previsão falhasse…
Não deixe que as últimas novidades digitais lhe passem à frente - ofereça um presente a si mesmo >>
Veja também: