5 dicas infalíveis para a primeira semana de trabalho

A primeira semana de trabalho pode tirar-lhe o sono. Consulte as nossas dicas e não deixe a ansiedade levar a melhor.

5 dicas infalíveis para a primeira semana de trabalho
Ansioso? Não desespere, podemos ajudar.

Depois de entrevistas e contactos, chega a primeira semana de trabalho. É natural que se sinta perdido no meio de caras desconhecidas e regras novas. É necessário evitar erros de forma a causar boa impressão e garantir o sucesso profissional.

Saiba como agir na primeira semana de trabalho e não se deixe vencer pelo nervosismo!


Primeira semana: 5 coisas que deve fazer

 

1. Apresente-se

Não espere até que os seus novos colegas venham falar consigo, tome a iniciativa. Na primeira semana de trabalho comece por se apresentar aos colegas que estão mais próximos e que vão trabalhar diretamente consigo.
 

2. Conheça o seu chefe

Depois de conhecer o seu local de trabalho, peça para reunir com o seu chefe para perceber quais as expetativas em relação ao seu trabalho. Mostre interesse, não espere que o chamem.
 

3. Organize a sua mesa de trabalho

Organizar a mesa de forma funcional logo na primeira semana de trabalho, é mais uma ajuda para começar com o pé direito. Verifique se tem todo o material de que precisa, não adie o pedido se faltar alguma coisa. Não se deixe atrasar no trabalho!


4. Procure conversar com colegas mais antigos

Em principio, durante a preparação para a entrevista, aprendeu e já tem conhecimento das regras e procedimentos da nova empresa. Mas existem sempre as regras não escritas que envolvem hábitos e costumes dos seus novos colegas de trabalho. Descubra quais são para não cometer nenhuma gafe e ferir suscetibilidades logo na primeira semana de trabalho.
 

5. Seja humilde

Faça perguntas, procure saber mais. Mostre o seu valor e os seus conhecimentos, claro, mas não adote uma atitude de quem já sabe tudo e não precisa de ajuda de ninguém.


Aproveite a hora do almoço para conviver com os seus colegas, saiba se há restaurantes, cafés ou farmácias perto e não tema a primeira semana de trabalho, vai correr tudo bem!

Veja também:

Continuar a Ler