Como surgiu o primeiro carro do mundo

De Nicolas-Joeph Cugnot a Karl Benz e Henry Ford, com um possível toque de Leonardo Da Vinci à mistura, descubra como foi criado o primeiro carro do mundo.

Como surgiu o primeiro carro do mundo
Conheça a história por trás da criação do automóvel

Hoje em dia, com os meios de transportes públicos, um automóvel pode não ser assim tão indispensável. No entanto, a maior parte dos portugueses ainda prefere conduzir o próprio veículo, tornando esta uma das formas mais comuns de viajar. Para os curiosos, coloca-se uma questão: como surgiu o primeiro carro do mundo?

O primeiro carro do mundo

Apesar de a criação do automóvel moderno ser atribuída ao engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz, em 1886, a verdade é que o primeiro carro do mundo não é da autoria do fundador da Mercedes-Benz, empresa criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz & Cia e a Daimler AG.

O primeiro veículo a que podemos chamar de carro, era movido a vapor e foi inventado pelo francês Nicolas-Joseph Cugnot, em 1769. Tinha a capacidade de carregar até quatro toneladas e circulava a uma velocidade de 4km/h. No início do século XIX, já havia vários dentro do género a circular por Paris.

primeiro carro a vaporPrimeiro carro a vapor, inventado por Cugnot, em 1769. Fonte da imagem: Wikipedia

O automóvel de Karl Benz

Como dito anteriormente, em 1886, Karl Benz criou o automóvel moderno. Porém, o que é que distinguia a sua criação das restantes? A resposta é simples, embora a conceção fosse complexa para a altura: o motor do carro da autoria do engenheiro alemão era movido através da combustão a gás. Este veículo circulava a uma velocidade de cerca de 15 km/h, tinha três rodas e tinha espaço para somente duas pessoas.

carro benzPrimeiro movido através da combustão a gás, inventado por Benz, em 1886. Fonte da imagem: Wikipedia

As inovações de Daimler e de Ford

Benz construiu o primeiro carro do mundo movido a gás. No entanto, o avanço da indústria automóvel não seria impossível sem a ajuda de Gottlieb Wilhelm Daimler. Foi ele que, durante a mesma altura que o seu compatriota alemão, desenvolveu o motor a gasolina.

Já o americano Henry Ford, criou a sua própria empresa em 1903, desenvolveu a produção em massa de carros, facilitando e diminuindo os custos da produção dos mesmos, o que acabou por tornar o automóvel muito mais acessível, principalmente a partir dos anos 20 do século XX.

O modelo T (apresentado em 1908, já com quatro rodas e capacidade para quatro pessoas) foi, durante muito tempo, o veículo mais comum e mais prático de conduzir. Foi este mesmo que levou à expansão e popularização do carro.

model t

Model T, da Ford, apresentado em 1908. Fonte da imagem: Wikipedia

“Da Vinci” como fonte de inspiração

Não é novidade nenhuma que Leonardo Da Vinci é um dos maiores génios da história da humanidade. Para além da pintura e arquitetura, o italiano, que foi uma das ou a principal figura do Renascimento (século XV), projetou um protótipo de um veículo aéreo e um triciclo movido a corda. Consta-se que este último terá servido de inspiração para a criação do primeiro carro do mundo.

Veja também:

Afonso Aguiar Afonso Aguiar

A experiência no jornalismo de Afonso Aguiar percorre o desporto nacional. No E-Konomista, são os automóveis que conduzem a pena.

Também lhe pode interessar: