AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Primeiro dia de trabalho: guia de sobrevivência

Conheça as nossas dicas para fintar o nervosismo e impressionar desde o primeiro dia de trabalho.

Primeiro dia de trabalho: guia de sobrevivência
Se causar uma boa primeira impressão e adotar a postura certa não tem como falhar.

Se está prestes a enfrentar o seu primeiro dia de trabalho é normal que se sinta ansioso, mas não deixe o nervosismo levar a melhor. Acredite ou não, este primeiro dia pode ser determinante para o seu sucesso profissional. Para o ajudar, reunimos uma lista de algumas dicas fundamentais para ultrapassar o nervosismo e garantir que causa boa impressão.
 

6 Dicas de sobrevivência e sucesso

Causar uma boa impressão logo no primeiro dia (junto de chefias e colegas) é fundamental. Se as pessoas à sua volta “gostarem de si”, além de facilitar a sua integração na equipa e na cultura da empresa, ainda o pode ajudar a evitar certas gaffes. Para “entrar com o pé direito” aqui ficam algumas dicas que podem fazer toda a diferença.
 

1. Prepare-se para o grande dia

Que é como quem diz: faça o seu trabalho de casa. Pode começar por reunir o máximo de informação possível sobre a empresa, o que inclui os valores e a cultura da empresa, o dress code vigente, o percurso que tem que percorrer entre casa e o trabalho ou o que necessita de levar, por exemplo. Se estiver preparado pode evitar algumas surpresas no primeiro dia e livrar-se de uma “carga de nervos”.

 

2. Seja pontual

Se quer mesmo causar boa impressão trate de chegar a horas. Claro que deve ser pontual todos os dias, no entanto, no primeiro dia é imperativo que chegue a horas. Claro que atrasos todos têm eventualmente, mas no primeiro dia de trabalho não pode falhar. Estude os horários dos transportes públicos ou saia mais cedo de casa para evitar ficar preso no trânsito ou perder horas à procura de um lugar para estacionar. A preparação prévia para este dia é fundamental e passa também por assegurar que há atrasos.

 

3. Apresente-se aos seus colegas

Vai ter que trabalhar (ou pelo menos conviver) com os seus colegas de trabalho, por isso, mesmo que não seja apresentado tome a iniciativa e apresente-se. Esta é uma boa forma de "quebrar o gelo" e começar logo a conhecer as pessoas com quem vai (afinal de contas) passar grande parte dos seus dias.

 

4. Vista-se adequadamente

Já aqui falamos por diversas vezes da importância da imagem (e da roupa que escolhe) para causar boa impressão. Seja na entrevista de emprego ou no primeiro dia de trabalho, trate de se vestir adequadamente. Se a empresa tiver um dress code definido, trate de o respeitar. Se não tiver, é importante que não descure alguns cuidados básicos, como por exemplo: evitar saias demasiado curtas, decotes ou roupas demasiado informais. Uma boa apresentação além de causar boa impressão também ajuda a aumentar a sua confiança para arrasar no seu primeiro dia.

 

5.  Esteja atento

No primeiro dia de trabalho, além de “conhecer os cantos à casa”, também serve para receber formação. Prepare-se porque vai ser “bombardeado” com informações. Trate de prestar muita atenção (e anotar se necessário) as informações que lhe forem sendo passadas. E se tiver dúvidas ou questões não hesite em colocá-las. Isto demonstra que está atento e interessado. Quer melhor forma de causar boa impressão?

 

6. Conviva com os seus colegas

Nada de ficar encostado a um canto. É certo que acabou de chegar, mas isso não significa que não possa (ou não deva) conviver com os seus colegas de trabalho. Aproveite a pausa para o café ou o almoço e junte-se aos seus colegas. Vai ver que além de ser uma boa forma de se integrar ainda vai ter acesso a informações importantes sobre a cultura da empresa.

 

O dia D

É normal que sinta uma ponta de nervosismo no primeiro dia de trabalho, afinal este pode ser decisivo para a sua carreira. Mas nada que uma dose de confiança e preparação q.b. não resolva. Comece pelas nossas dicas e vai ver que não falha. E então preparado para o grande dia?

Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: