A probabilidade de ganhar o primeiro prémio
Não vale a pena estarmos aqui com rodeios. A probabilidade de ganhar o Euromilhões é 1 em 116 milhões, ou se quiser perder grande parte da esperança de uma vez só, é de 0,00000086%. Podemos tirar daqui que, por mais vezes que jogue, ganhar o primeiro prémio é bastante improvável.A probabilidade é tão baixa que poderíamos fazer um artigo inteiro acerca de coisas mais prováveis. No entanto não resistimos, e temos que lhe dar algumas possibilidades. É mais provável:
- Ser morto por uma máquina de venda automática (1 em 112 milhões)
- Tornar-se astronauta (1 em 12,1 milhões)
- Namorar com uma supermodelo (1 em 880 mil)
- Ganhar um Óscar (1 em 11,5 mil)
Mas não se preocupe, apesar de não ser fácil ter o primeiro prémio, a probabilidade de ganhar o Euromilhões continua a ser muito, muito superior à da sua própria existência (10^2.685.000). Logo, é mais provável ganhar o jackpot do que estar vivo para poder jogar – você já teve sorte, apenas por existir.
A probabilidade de ganhar qualquer coisa
Apesar de a probabilidade de ganhar o Euromilhões ser bastante baixa, não é assim tão improvável não sair de mãos a abanar de uma aposta, sendo a probabilidade de ganhar o 13ª prémio - num valor aproximado de €4 - 1 em 23.Para acabar com todas estas probabilidades: a de ganhar prémio, seja ele o mais baixo ou o mais alto possível, é 1 em 13. Na maior parte dos casos, o prémio será baixo, pois quanto mais alto o prémio menor é a probabilidade de este lhe sair a si.
A sorte grande não é para todos
Note que, apesar de ser bastante improvável vir a sair-lhe a si o grande prémio, isto não significa que tal é impossível. Deve, no entanto, saber com o que contar sempre que tenta a sua sorte, para evitar perder dinheiro por sonhar alto demais.A verdade é que o primeiro prémio do Euromilhões já saiu em Portugal, mas a probabilidade de lhe sair a si é tão baixa que é mais sensato investir em protecção contra máquinas de venda automática.
Veja também: