Hugo Moreira
Hugo Moreira
13 Set, 2010 - 00:00

Problemas com o Multibanco?

Hugo Moreira

Apesar de já existir há 28 anos e ser uma das redes de ATM mais sofisticadas do mundo, o Multibanco apresenta também alguns constrangimentos. É tão sofisticada que permite realizar operações como pagamento de serviços e compra de bilhetes de transportes. Mas falando em problemas, nunca lhe aconteceu a máquina ficar com o cartão ou num levantamento dar-lhe um valor diferente do solicitado? Saiba como deve proceder perante estas situações e outras.

Problemas com o Multibanco?

Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalar caixas ATM, mas tal foi benéfico pois permitiu aproveitar a experiência de outros países para desenvolver algo mais avançado, que agora os outros países sentem bastante dificuldade em melhorar pois precisam de gastar bastante dinheiro para substituir e actualizar máquinas obsoletas.

A Rede Multibanco é uma das mais sofisticadas do mundo e a mais funcional da Europa por permitir a realização de 60 funcionalidades, como por exemplo, pagar serviços, comprar bilhetes de transportes, entre outras funções.

Apesar de tudo isto, nem tudo são maravilhas, o Multibanco também apresenta alguns constrangimentos, nem que seja para sua segurança.

Um das situações é a captura do cartão, que pode acontecer por variados motivos: esgotou as suas tentativas de PIN, o cartão está na lista negra, expirou ou está inválido, ou até foi capturado por ordem do seu banco. Para a resolução desta situação deve contactar o seu banco.

Outra situação que pode acontecer é no seguimento de um levantamento, a caixa multibanco entregar-lhe menos que o solicitado. Para tal deve dirigir-se ao seu banco e levar o cartão e o comprovativo da operação. Se não tiver o comprovativo, especifique mais ou menos a hora e local da operação.

Por distracção, pode não recolher o seu cartão ou até mesmo as notas a tempo. No caso do cartão, pode dirigir-se à agência onde está a fazer a operação e em alguns casos o cartão é logo devolvido, caso contrário, dirija-se ao seu banco. Na situação das notas, por norma, o levantamento é regularizado automaticamente na conta debitada, mas é sempre conveniente informar o banco do sucedido.

Muitas pessoas têm o hábito de deitar fora os talões do Multibanco próximo da caixa onde fizeram a operação, o que não é aconselhável pois os mesmos podem ser utilizados de forma fraudulenta. 

As anomalias na leitura do cartão também são comuns e podem resultar de problemas no cartão que tenha o chip ou a banda magnética danificada ou algum problema na própria máquina. Antes de trocar o cartão faça o teste para saber qual o real problema, utilize o seu cartão noutra caixa ATM para tirar as dúvidas.

É interessante constatar que inicialmente foram instalados apenas 12 terminais nas duas principais cidades do país – Lisboa e Porto; e actualmente existem mais de 13.000 terminais em todo o país, facto que revela bem o sucesso da Rede Multibanco.