9 problemas de saúde que podem surgir a partir dos 50 anos

Costuma-se dizer que “com a saúde não se brinca”. Esteja atento aos sinais e conheça os principais problemas de saúde que surgem a partir dos 50 anos.

9 problemas de saúde que podem surgir a partir dos 50 anos
Esteja atento a estes problemas de saúde mais comuns

Com o aumento da esperança média de vida, a população mundial está cada vez mais atenta aos fatores de risco e o objetivo é sempre envelhecer com qualidade de vida. Esteja atento aos problemas de saúde que surgem a partir dos 50 anos.

O corpo humano é uma máquina e, assim sendo, o desgaste natural dos anos acaba por fragilizar o organismo. Esteja atento aos sinais e saiba procurar ajuda médica profissional a tempo de evitar problemas de saúde mais graves.

Problemas de saúde comuns a partir dos 50 anos

Osteoartrite

A partir dos 50 anos, o risco de desenvolvimento de osteoartrite é maior. Esta doença afeta as articulações, principalmente o joelho, anca, mãos e coluna e é a causa principal para a incapacidade dos idosos.

Osteoporose

Estima-se que, em Portugal, a osteoporose afete cerca de 500 mil pessoas. Esta doença caracteriza-se pela diminuição da massa óssea que leva à deterioração do osso e ao aumento do risco de fraturas graves.

osteoporose

Problemas auditivos

Em Portugal, 34% da população com mais de 65 anos sofre de perda auditiva. O envelhecimento continua a ser a causa mais comum para este problema de saúde, ainda que algumas doenças possam contribuir para a aceleração do processo (como é o caso da meningite).

Problemas cardíacos

35 mil portugueses morrem, todos os anos, à conta de doenças cardiovasculares. De acordo com os especialistas, muitas destas mortes poderiam ser evitadas se fosse feito o controlo de quatro fatores de risco: tabagismo, consumo excessivo de álcool, falta de exercício físico e má alimentação.

Problemas urinários

A partir dos 40 anos, mais de 20% da população lida com problemas urinários. As causas são variadas e, por isso, deve sempre procurar a ajuda de um médico especialista.

Problemas na coluna

Mais de 70% da população portuguesa tem problemas da coluna vertebral e este é um dos problemas de saúde que surgem a partir dos 50 anos (ainda que os dados sugiram que estas patologias comecem a surgir cada vez mais cedo). A prática regular de exercício físico ajuda a combater este problema, bem como a reposição dos níveis de cálcio dos ossos e da vitamina D.

paciente

Diabetes

Quase um milhão de portugueses sofre de diabetes e, em 2016, a doença matou 12 pessoas por dia no nosso país. Se não for feito o controlo da doença, o risco de ataque cardíaco e de desenvolvimento de problemas de visão (entre outros) aumenta exponencialmente.

Problemas de visão

De acordo com a Associação de Retinopatia de Portugal, cerca de 150 mil portugueses têm problemas de “visão baixa” e podem mesmo cegar. A partir dos 50 anos, a tendência é ainda maior e, por isso, tenha atenção à saúde dos seus olhos.

Estes são apenas alguns dos problemas de saúde que surgem a partir dos 50 anos. Esteja atento ao seu corpo e procure ajuda profissional. Hoje em dia, envelhecer já não tem de ser sinónimo de fraca qualidade de vida: combata os sintomas e envelheça com saúde.

Veja também: