4 Sintomas de que tem problemas no motor de arranque

Problemas no motor de arranque podem sair caro se forem abordados tarde de mais. Saiba identificar os sintomas.

4 Sintomas de que tem problemas no motor de arranque
Saiba antes de ser forçado a ir a pé

Se não lidar rapidamente com problemas no motor de arranque, vai ter que acabar por empurrar o carro ou ir a pé para casa. Para evitar isso, o melhor é fazer sempre de tudo para cuidar do carro e mantê-lo em boas condições. Pelo sim pelo não, vamos ajudá-lo a identificar sintomas.

Poupe 250€ por ano no seu seguro automóvel! Saiba como aqui. Note que problemas no motor de arranque e problemas na bateria do carro podem ter sintomas muito parecidos ou mesmo iguais. Logo, é sempre melhor verificar também a bateria.

 

4 Sinais de que pode ter que ir a pé

 

1. O carro não pega

É o sintoma mais óbvio, e como dito pode ser também problema da bateria. Se dá à chave no seu carro e ouve o motor a debater-se mas nada acontece, é mau sinal. É um problema comum e indica uma falha parcial ou total no motor de arranque.

A solução normalmente implica a substituição do solenoide, uma peça que transforma eletricidade num movimento mecânico. É um sintoma que vem um bocado tarde, e o melhor que tem a fazer agora é pegar no telemóvel e ligar ao mecânico... E a alguém que lhe dê boleia.

 

2. O barulho da ignição é prolongado ou atrasa-se

Se ao dar à chave consegue sentir o carro em esforço, ouve o barulho prolongar-se ou atrasar-se, isso significa que tem problemas no motor de arranque. Nesta altura o problema ainda não é muito grave e o carro deve pegar.

De modo a evitar ter que pagar muito para arranjar o motor de arranque, o melhor é ir rápido tratar do problema antes que este comece a piorar.

 

3. Ouve um zunido forte

Existe um sistema complexo no interior de cada carro, que se coordena quando damos à chave para o pôr a trabalhar. No meio deste sistema é possível que o motor de arranque comece a ficar solto com o desgaste, e que não tenha tanto acesso ao volante do motor.

Isto é um pedido de socorro, e indica claramente problemas no motor de arranque. Muitas vezes passa despercebido, portanto é preciso estar atento.

 

4. Ouve cliques ao dar à chave

Por fim, se ouvir um clique depois de dar à chave, isto quer dizer que o motor de arranque não está a receber eletricidade suficiente para funcionar como deve de ser. Isto é sinal de que o problema pode estar na bateria, na ligação entre os cabos ou no motor de arranque em si.

Mais uma vez, é provável que acabe a ir a pé ou a pedir boleia se este for o problema.


Veja também: