Procedimentos de segurança com o cartão de crédito

Conheça alguns procedimentos de protecção e segurança com o cartão de crédito. E um exemplo de serviço de alertas de segurança do cartão de crédito.

Procedimentos de segurança com o cartão de crédito
Dicas de segurança com o cartão de crédito.

A utilidade do cartão de crédito e os riscos do seu uso inadequado são temas sobejamente debatidos. Entre as mais-valias do cartão de crédito está a possibilidade de comprar agora e pagar depois sem juros ou a comodidade de utilização, por exemplo, em viagens. Contudo, para conseguir obter vantagens efetivas, é necessário conhecer e respeitar determinados procedimentos de segurança com o cartão de crédito. Conheça aqui algumas dicas para não ser surpreendido com fraudes associadas ao cartão de crédito. Damos-lhe ainda a conhecer um bom exemplo de serviço, prestado por uma instituição financeira, de alertas de utilização do cartão.
 

Tenha atenção ao prazo de entrega do cartão

Sempre que esteja à espera de receber um cartão contratualizado, esteja atento quanto ao prazo de entrega e se o mesmo está dentro do previsto. Caso não o receba no prazo previsto, avise a entidade emissora. Não se esqueça, igualmente, de destruir os cartões quando estes atingirem o limite da validade.
 
 
TOME NOTA:
A comodidade da utilização do cartão crédito é inegável, mas está sempre sujeita a um conjunto de boas práticas, de modo a evitar fraudes. A pensar no tema da segurança, o Unibanco criou um serviço de alertas para eventos associados aos seus cartões.

Memorize o PIN

Evite guardar o PIN em carteiras ou colocá-lo no telemóvel de forma não dissimulada. O ideal é ter o PIN memorizado, mas se necessitar de o anotar, não o faça junto ao cartão (na carteira) ou no telemóvel, pois são os primeiros locais onde um assaltante irá procurar. Anote-o de forma dissimulada. Também não deve indicar o PIN a terceiros.
 

Verifique regularmente os seus extratos

Controle os seus extratos e se verificar alguma anomalia contacte de imediato o emissor.
 

Não perca de vista o seu cartão durante as transações

Durante um pagamento, não perca o cartão de vista para que, por exemplo, não seja passado em mais que um equipamento. Exija sempre um comprovativo da compra.
 

Tenha atenção ao Multibanco

Quando vai ao Multibanco preste atenção para que ninguém o veja a colocar o PIN de segurança. Confira também a máquina, se não tiver o aspeto habitual ou estiver vandalizada não a utilize. Caso o cartão fique retido na ATM, contacte de imediato o emissor.
 

Seja prudente ao comprar na internet

Faça compras com cartão de crédito só em sites credíveis. Cumpra ainda as especificações de segurança recomendadas pelo seu banco, nomeadamente usando em exclusivo ligações seguras (https://).
 
Além destas dicas de prevenção, lembre-se que em caso de roubo ou perda do cartão de crédito deve sempre agir rápido, contactando logo que possível a entidade emissora.
 
As instituições bancárias estão constantemente a atualizar e a melhorar os seus mecanismos de apoio, informação e resposta a falhas de segurança ou fraudes. Os meios mais utilizados são as newsletters de segurança e os serviços oferecidos aos seus clientes.
 
Neste último âmbito, recomendamos que preste especial atenção ao serviço de alertas do Unibanco. É um serviço que lhe permite receber informações por e-mail e/ou SMS (por telemóvel), que indicam um conjunto de eventos associados ao seu cartão, tais como:
  • Transações efetuadas, por país e setor de atividade, superiores ao montante que definiu;
  • Emissão do extrato;
  • Indicação da aproximação da data de limite de pagamento;
  • Efetivação do envio do seu cartão;
  • Montante de saldo em débito;
  • Entrada de pagamentos a efetuar;
  • Mensagens do serviço a clientes (de segurança inclusive);
  • Pagamento devolvido;
  • Percentagem ou valor do limite de utilização atingido.
 
Saiba mais sobre os cartões que têm o serviço de alertas da Unibanco aqui.