AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Profissionais de TI: guia de uma profissão de futuro

Os profissionais de TI - Tecnologias de Informação são dos perfis mais procurados no nosso mercado. Conheça alguns deles.

Profissionais de TI: guia de uma profissão de futuro
Conheça algumas das profissões do futuro!

Data sciente, big data, data mining, programação iOS, Java e Android... Tudo nomes aparentemente esquisitos e que apareceram recentemente na nossa realidade mas que tudo indica que tenham vindo para ficar.

Já não vivemos sem o recurso e a utilização das novas Tecnologias de Informação e, para a gestão e programação de tanta informação é necessário criar empregos para dar conta do recado: assim nascem os profissionais de TI.

Além de muito procurados, estas profissões são bastante bem remuneradas. Por isso, se ainda não sabe que área seguir ou até pretende mudar de vida...aposte nas tecnologias de informação!


O que fazem os profissionais de TI


Programadores

Existem inúmeras linguagens para programar e todas elas têm a sua importância. Sem eles não seria possível criar sites, aplicações, programas para ferramentas e equipamentos. Podemos quase dizer que eles controlam o mundo onde vivemos.

Dentro dos programadores, existe um perfil extremamente procurado e um pouco raro: os programadores full stack. Para corresponder a este perfil é necessário não só ter uma vasta experiência (cerca de 10 anos), como saber programar com eficiência tanto nos back-end (“bastidores” das aplicações), como no front-end (a própria interface da aplicação).

De realçar também os programadores de DevOps, ou seja, de desenvolvimento e operações. Este grupo de profissionais de TI engloba em si a parte de desenvolvimento de software e a parte de apoio de sistemas. Será, talvez, dos profissionais mais completos nesta área.

Importante também não deixar de referir os programadores mobile, cada vez com maior expressão no nosso dia a dia, pois as aplicações disponíveis para telemóvel aumentam de dia para dia.

 

Business Partner / Gestores de projeto

Estes profissionais de TI necessitam de ter não só as “hard skills” inerentes ás áreas de tecnologia de informação, como também as “soft skills” para lidarem com sucesso com os clientes.

Os gestores de projeto são um elemento chave para o sucesso das negociações entre clientes e fornecedores, pois são eles que fazem a ponte do que é pretendido e de como vai correndo o projeto.

 

Data Scientist ou cientista de dados

Diz-se que esta será uma das profissões maios cobiçadas do séc. XXI. A grande mais valia dos cientistas de dados é o facto de englobarem em si um excelente conhecimento estatístico e uma grande visão para o negócio.

Cada vez mais existem estatégias de comunicação e marketing que englobam ferramentas big data, e, para isso, é necessário encontrar profissionais de TI que as saibam trabalhar. Que tal, antes de realmente acontecerem umas eleições, já termos uma convicção forte de quem poderá ganhar? Os cientistas de dados conseguem extrair esta informação.

Hoje em dia ainda não existe muita oferta no mercado, por isso, se quiser apostar numa área em franca expansão, aproveite!

 

Segurança de informação

No meio de tanta informação e muita dela extremante confidencial, é necessário existirem profissionais que assegurem a sua segurança... e não, não são pessoas fardadas em frente a um computador! Os seguranças de informação têm sempre de estar atentos aos hackers e suas formas de “roubo”, dando a volta com estratégias e ferramentas de suporte.

Hoje em dia, por exemplo, muitos profissionais de TI desta área estão a sugerir a colocação do conteúdo em nuvens protegidas para que possa mais facilmente monitorizar e controlar os processos e sejam de mais difícil acesso.

Veja também: