Publicidade:

Profissões do futuro: 6 áreas em que vai querer trabalhar

Conheça as mais promissoras profissões do futuro e descubra se pode apostar em direcionar a sua carreira para um destes setores de atividade.

Profissões do futuro: 6 áreas em que vai querer trabalhar
As profissões para apostar nas próximas décadas

Quando falamos de profissões do futuro, recordamo-nos de imediato que as áreas da saúde e da tecnologia estão entre as de maior crescimento na economia mundial. Crê-se que vários trabalhos bem remunerados provindos dessas indústrias irão conhecer uma expansão dramática na próxima década. Conheça os nossos palpites sobre as profissões do futuro.

As profissões do futuro para apostar nas próximas décadas

Aqui ficam as 6 profissões em que pode pensar em apostar no futuro.

6. Enfermagem

Enfermeiros qualificados, com elevado grau de especialização e que trabalhem de forma independente, focados na gestão das condições de saúde das pessoas e na prevenção de doenças.

São especializados em pacientes por tipo de população, como pediatria, adulto-gerontologia e saúde da mulher. Os profissionais de enfermagem também se podem especializar em áreas como dermatologia, saúde cardiovascular e oncologia.

enfermagem

5. Gestão financeira

Os gestores financeiros são responsáveis ​​pela saúde financeira de uma organização. Produzem relatórios, antecipam atividades de investimento direto e desenvolvem estratégias e planos para os objetivos financeiros de longo prazo de uma empresa.

Gestores financeiros podem trabalhar em muitos tipos de instituição diferentes, como bancos ou companhias de seguros, mas, neste setor, prevê-se um aumento dos profissionais ligados à gestão, em instituições da Economia Social.

4. Gestão de serviços médicos e de saúde

Nestes setores, os gestores fazem o planeamento das atividades, direcionam ou coordenam os serviços de saúde. Podem administrar uma instituição na sua totalidade, bem como uma área ou departamento clínico específico, ou ainda coordenar uma prática médica na modalidade de consultoria com outros profissionais de saúde.

Os gestores de serviços médicos e de saúde deverão estar bem preparados para se adaptarem às mudanças na legislação, nos regulamentos e na tecnologia de saúde.

3. Analista de sistemas de computadores

Com o nascimento e expansão da “Internet das Coisas” (Internet of Things), será difícil no futuro próximo não se encontrar um negócio que não dependa de gestores informáticos. Isso faz com que a procura por especialistas nesta área floresça.

Os analistas de sistemas informáticos garantem que as necessidades tecnológicas das organizações são atendidas e que melhoram constantemente com os avanços e exigências de um mundo cada vez mais conectado. Por sua vez, haverá uma procura crescente por analistas de segurança da informação – aqueles profissionais que poderão proteger a população dos riscos digitais.

analista de sistemas de informacaoa

2. Gestores de inteligência social e de novos media

Vai demorar algum tempo até que os robots sejam bons a executar tão bem como os humanos as relações interpessoais e todas as competências a elas associadas, como a inteligência social e emocional.

Os novos meios de comunicação – compreendendo várias plataformas e interfaces que estão em constante mutação – irão exigir habilidades sociais que, até à data, só uma pessoa de carne e osso consegue desenvolver em pleno.

1. Especialista em energias alternativas

Os que gostam de estudar e se preocupam com o futuro do planeta são bons candidatos a uma carreira no setor das energias alternativas. Com a eminente extinção das energias não renováveis, torna-se fundamental existir quem pense em formas de usar energias alternativas, que de preferência não prejudiquem a saúde do planeta.

Veja também: