As 4 profissões mais gratificantes no mercado de trabalho

Nem sempre as mais bem pagas, as profissões de elevado impacto social estão entre as profissões mais gratificantes do mundo. Conheça-as.

As 4 profissões mais gratificantes no mercado de trabalho
Conheça algumas das profissões mais gratificantes no mundo

Além de uma fonte de rendimentos, o trabalho pode ajudar a definir quem somos e a responder à questão: “qual o nosso papel no mundo?”. As profissões mais gratificantes serão sempre as que se coadunem com os valores e objetivos de cada um, mas de um modo geral pode considerar-se que os trabalhos que têm um grande impacto social costumam ser mais gratificantes para quem os pratica.

Conheça algumas das profissões mais gratificantes no mundo

Quando escolhemos um trabalho, ou ele nos escolhe a nós, é muito frequente darmos por nós a desejar que ele nos traga não só desenvolvimento profissional e financeiro, como também realização e enriquecimento pessoal. O ideal de felicidade profissional reside no equilíbrio perfeito entre esses dois fatores.

Satisfação profissional e talento

A felicidade no trabalho é um ideal inalcançável? Talvez não, se conseguir colocar os seus verdadeiros talentos ao serviço da profissão. Algumas pessoas acreditam que quando temos um talento e este está bem identificado, devemos investir tudo nele, para nos tornarmos cada vez melhores.

Para outras pessoas, no entanto, o sucesso financeiro é, por si só, um meio de realização pessoal. Se o talento não for rentável, talvez se sinta tentado a investir num trabalho que não o apaixone mas que lhe permita alcançar uma boa conta bancária.

Por outro lado, há quem considere que uma atividade que nos dá prazer não é trabalho. Como dizia Confúcio, “choose a job you love and you’ll never have to work again in your life“.

Finalmente, muitas pessoas consideram que mesmo que o trabalho não dê prazer no imediato, nem retornos financeiros avultados, este pode ser gratificante se tiver um forte impacto positivo no mundo. Iremos de seguida listar algumas das profissões mais gratificantes segundo estes distintos critérios.

felicidade no trabalho

Quais as profissões mais gratificantes?

Psicólogo

Um psicólogo pode ajudar a recuperar a sua saúde – neste caso, a sua saúde mental. Depressão e ansiedade são problemas cada vez mais comuns e que se registam cada vez mais cedo, começando já a afetar muitas crianças.

Ter um papel ativo na recuperação da saúde mental de uma pessoa – às vezes, de uma família inteira – proporciona um sentimento incomparável de bem-estar e missão cumprida.

Artista

Ter um talento artístico, seja em que área for, colocá-lo em prática e conseguir viver dos rendimentos da sua arte é, seguramente, o ideal máximo de realização profissional e a expressão máxima de liberdade individual; porém, muitas vezes tem que se traçar um longo e sinuoso caminho até chegar ao sucesso. Planeamento, capacidade de gestão, persistência e paixão pelo que se faz são essenciais!

Professor

Esta é uma das profissões mais nobres que existem, desde logo porque todos os outros profissionais, de todas as outras áreas, tiveram um dia que passar pelas mãos dos professores. No entanto, assiste-se a um recorrente desrespeito por esta classe profissional, cada vez mais desautorizada nas nossas escolas.

Apesar disso, muitos são os professores que continuam a acreditar que desempenham uma das profissões mais gratificantes do mundo, pois podem observar o desenvolvimento dos seus alunos e acompanhar os seus progressos no caminho para uma cidadania ativa, responsável e ética.

Assistente social

Melhorar a qualidade da vida através da realização de mudanças positivas na sociedade, ajudar os mais desfavorecidos a crescer, salvaguardar seus direitos e apoiá-los em momentos difíceis – é este o trabalho de um assistente social.

Quando nos encontramos numa posição privilegiada, torna-se nosso dever servir aqueles que necessitam do nosso apoio, a fim de muni-los de qualidades para poderem ter as mesmas oportunidades que nós tivemos.

Quando percebemos o impacto que estes profissionais têm na comunidade, facilmente compreendemos porque é que, apesar das dificuldades de integração profissional e dos baixos rendimentos auferidos, continuam a sentir que desempenham uma das profissões mais gratificantes do mundo.

escritorio

A estas profissões somam-se todas aquelas que permitem aos profissionais grande liberdade individual. Caminhamos lentamente para um mercado de trabalho mais liberalizado, horizontal e menos hierarquizado, em que cada um é responsável pela gestão dos seus projetos e tem o poder de conciliar livremente as obrigações profissionais com o seu estilo de vida pessoal.

Até lá chegarmos, procure escolher uma área de trabalho de que goste, em que seja bom e que lhe traga um sentido de missão e propósito!

Veja também: