As 6 melhores profissões para quem gosta de escrever

Quer desenvolver a sua carreira na área das Letras? Saiba aqui quais são as melhores profissões para quem gosta de escrever.

As 6 melhores profissões para quem gosta de escrever
Para quem tem o dom de passar para palavras o que pensa e sente

As profissões para quem gosta de escrever e para quem pretende desenvolver a sua carreira na área da escrita e da produção criativa são as seguintes.

6 profissões para quem gosta de escrever

1. Jornalista

O jornalista é o responsável por narrar os factos de forma clara, isenta e direta. Não sendo um trabalho criativo (este profissional deve seguir com as regras básicas para a construção da notícia sem colocar em causa a veracidade dos factos), o jornalista deve ter um vocabulário rico e versátil para conseguir sintetizar e passar a informação pretendida a todos o tipo de públicos.

2. Copywriter

Este profissional tem o dever de criar textos criativos e apelativos que sigam as linhas estratégicas da empresa no qual trabalha. O objetivo é conseguir atingir o target pretendido (clientes e potenciais clientes) de forma rápida e eficaz. Para isso, o espírito criativo é fundamental para o sucesso deste profissional.

3. Compositor

3-profissoes-para-quem-gosta-de-escrever

Esta é mais uma das profissões para quem gosta de escrever. Mais uma vez, o espírito criativo é essencial para o sucesso deste profissional. O compositor pode escrever as letras das suas músicas ou trabalhar para outros artistas. Exige sensibilidade musical e uma paixão particular pelas palavras.

4. Guionista

Este profissional é o responsável por contar uma história, verídica ou não, através das relações desenvolvidas entre as personagens em determinado local e espaço temporal. Orson Welles, Woody Allen e Francis Ford Copolla são apenas alguns dos guionistas mais reconhecidos em todo o mundo e que vão ser sempre lembrados pelo poder das suas histórias que conquistaram milhões de pessoas em todo o mundo.

5. Tradutor

profissoes-para-quem-gosta-de-escrever

Este profissional tem um cargo fundamental na nossa sociedade. É o mediador entre diferentes idiomas. Numa sociedade moderna cada vez mais global, este profissional é cada vez mais necessário Os apaixonados pelas letras e por diferentes línguas e culturas têm aqui uma excelente oportunidade para enveredar por uma carreira com futuro.

6. Escritor

1-profissoes-para-quem-gosta-de-escrever

Quando pensamos em profissões para quem gosta de escrever esta é, muito provavelmente, a idealizada por muitos. Este profissional é, por excelência, o rei das palavras. Tem um vocabulário rico e extenso, domina as técnicas e estilos de escrita e é o responsável por contar as mais variadas histórias sobre as mais diversas personagens (reais ou fictícias). Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago são apenas três exemplos de escritores portugueses que ficarão para sempre na história de Portugal e na nossa memória coletiva.

Veja também:

Continuar a Ler