As 10 profissões que mais engordam

O sedentarismo impõe-se na vida profissional e o aumento de peso é (quase) inevitável: conheça as profissões que mais engordam e evite este problema.

As 10 profissões que mais engordam
Será que desempenha uma destas profissões?

Tem notado que o seu peso aumentou? Estará esse facto relacionado com o tipo de atividade profissional que desempenha? Conheça os fatores que fazem da sua profissão uma das profissões que mais engordam e descubra algumas estratégias para combater o aumento de peso.

As profissões que mais engordam: causas e soluções

Se se vê afetado pelo problema da obesidade, saiba que a sua atividade profissional pode agravá-lo. Apresentamos os fatores de risco.

1. Sedentarismo

Como seria de prever, a caraterística transversal às profissões que mais engordam é o facto de promoverem um estilo de vida altamente sedentário.

Culpemos a tecnologia: é ela que nos permite levar a cabo as tarefas profissionais diárias e, simultaneamente, fazer uma panóplia de outras atividades, como conversar com os colegas e participar em reuniões. Tudo isto sem termos sequer de abandonar as nossas cadeiras.

2. Maus hábitos

Como se tal não bastasse, ainda há profissionais que levam comida para o local de trabalho e nem sequer o abandonam para fazer as refeições. Tal contribui para o agravamento dos problemas digestivos e para uma incorreta absorção dos nutrientes, o que o deixa com uma permanente sensação de insatisfação, como se nunca estivesse saciado.

A verdade é que, apesar de estar “cheio”, não está “alimentado”. Vá lá: levante-se, aproveite a hora de almoço para dar um passeio e fazer alongamentos!

3. Stress

Profissões com altos níveis de stress são também, geralmente, das profissões que mais engordam. Em primeiro lugar, porque não permitem um ritmo de trabalho ajustado ao ritmo biológico, prejudicando as funções vitais: sono, alimentação e excreção.

E depois, porque níveis altos de stress fazem com que muitas pessoas ingiram mais alimentos de absorção rápida, que engordam. Chama-se a isto “fome emocional” e não traz nada de positivo à sua saúde física ou mental.

Profissões que mais engordam: como combater o aumento de peso?

Algumas estratégias para fugir às consequências de ter uma das profissões que mais engordam passam por assumir um estilo de vida mais saudável – dentro e fora do trabalho.

  • Caminhar: para quê pagar uma mensalidade no ginásio se depois usa o elevador para subir um lanço de escadas e não anda 50 metros sem pegar no carro? Sempre que tiver que se dirigir a algum sítio, vá a pé;
  • Fazer as refeições em local próprio: não coma à secretária, pela sua saúde! E, aqui entre nós, também pela sua imagem profissional;
  • Beber água: hidrate o seu organismo com água e infusões. Evite bebidas com açúcar;
  • Evitar bebidas estimulantes: café, chás com elevados níveis de teína e refrigerantes devem ser abolidos da sua alimentação;
  • Fazer pausas: as pausas aumentam a produtividade. Se tem uma das profissões que mais engordam e se o seu aumento de peso se deve ao excesso de trabalho e de stress, saiba que uma pausa de duas em duas horas pode fazer milagres pela sua forma física.

 

 alongamentos

As 10 profissões que mais engordam

Aqui fica uma lista das profissões que mais engordam, por todos os fatores acima enumerados. Esteja vigilante caso a sua seja uma destas!

1. Agente de viagens
2. Advogado
3. Assistente social
4. Professor
5. Artista, designer e arquiteto
6. Assistente administrativo
7. Físico e cientista
8. Polícia e bombeiro
9. Marketing e relações públicas
10. Tecnologia e informação

Esta lista é exemplificativa: na verdade, em qualquer profissão que se deixe embrenhar num estilo de vida sedentário está sujeito a engordar e comprometer a sua saúde. Fique atento!

Veja também:

Continuar a Ler