AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que é o Programa Capacitar?

Pode promover o desenvolvimento económico e social da sua região através do Programa Capacitar. Veja como.

O que é o Programa Capacitar?
Programa Capacitar - Oportunidades de formação e aprendizagem

O Programa Capacitar – Desenvolvimento Económico e Social Local – apresenta um conjunto de oportunidades de formação e intercâmbio entre autarquias com projectos de impacto no desenvolvimento das regiões; por exemplo, o “Erasmus Autarquias”. Descubra connosco.


Programa Capacitar - Oportunidades de formação e aprendizagem


Quem promove o Programa?

Este programa é promovido pela CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.



Em que consiste?

  • É um programa que prevê a mudança de paradigma nas políticas públicas locais.
  • Tem como objectivo reorientá-las para o desenvolvimento e competitividade económica local e para a  integração social.
  • Pretende preparar as regiões para os novos desafios, prioridades e instrumentos decorrentes do Portugal 2020.



Quem são os destinatários do Programa Capacitar?

  • Autarcas executivos municipais
  • Executivos das entidades intermunicipais
  • Dirigentes e trabalhadores dos municípios
  • Dirigentes e trabalhadores das entidades intermunicipais



Quais as áreas de intervenção e formação?

O Programa Capacitar define 5 áreas de intervenção prioritárias, contemplando cada uma delas acções de formação específicas:

1. Diagnóstico prospectivo do território: que recursos existem no território (capital humano, empresas e instituições), quais os factores de diferenciação do território e diagnóstico das vulnerabilidades e necessidades sociais.

2. Cooperação e envolvimento entre entidades-chave para o desenvolvimento da região, como a autarquia, o tecido empresarial, e as entidades que integram o sistema científico e tecnológico.

3. Atracção de investimento: diplomacia económica, diminuição de barreiras administrativas e da burocracia, competitividade fiscal, incubadoras e parques empresariais, qualidade de vida e bem-estar social.

4. Definição do papel do município no apoio à educação e formação para o empreendedorismo, análise de desafios e oportunidades do Portugal 2020, promoção dos recursos do território, criação de marcas, denominações de origem e marketing territorial, impulso à cooperação entre empresas, e estímulo à cooperação.

5. Criação de estratégias de desenvolvimento económico e social local: liderança estratégica, plano de ação com respectiva calendarização e definição de responsabilidades, participação pública, modelo de governança da conceção e implementação da estratégia, monitorização dos resultados e dos impactos e revisão periódica das abordagens seguidas.



Quais as linhas orientadoras do Programa Capacitar?

  • Peer learning ou aprendizagem entre pares: prevê o desenvolvimento de missões e visitas de estudo que permitam aos candidatos conhecer in loco os projectos inovadores e com impacto social e económico noutras regiões de Portugal ou no estrangeiro. Pretende-se ainda criar uma plataforma online de ideias e estudos de caso para promover a partilha de boas práticas. Uma das iniciativas mais inovadoras do Programa Capacitar é o “Erasmus Autarquias”, que prevê o intercâmbio entre trabalhadores de autarquias congéneres da União Europeia.
     
  • Capacitação avançada de líderes: este eixo do programa conta com a colaboração da Porto Business School e da Nova School of Business & Economics e prevê a realização de seminários sobre liderança para o Desenvolvimento.
     
  • Formação de dirigentes e trabalhadores: envolve a realização de acções de formação para promover o alinhamento de objectivos e estratégias de intervenção. Estas acções são dinamizadas de acordo com diferentes metodologias e estão abertas a todos os recursos humanos das autarquias.
     
  • Estratégias para o desenvolvimento económico e social local: promove a criação de um guião de procedimentos e desafia as autarquias a desenvolverem uma Estratégia de Desenvolvimento Económico e Social Local.



Qual a duração do Programa Capacitar?

As acções do programa tiveram início em Março de 2015 e irão prolongar-se até ao ano de 2021.
Consulte o site da CCDRN ou contacte a sua Autarquia para mais informações!
  Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: