Os 6 melhores programas para comprimir imagens

Seja para comprimir imagens para enviar por e-mail, otimizar uma página web ou poupar espaço no disco, dá jeito conhecer programas para comprimir imagens.

Os 6 melhores programas para comprimir imagens
Os programas para comprimir imagens são muito úteis

Os programas para comprimir imagens são muito úteis para diversos fins: reduzir o tempo de carregamento de um site, para facilitar o envio de ficheiros de imagens por e-mail, para poupar espaço no disco rígido e usar fotografias menos pesadas nas redes sociais.

O ideal é usar programas que comprimam as imagens com eficácia, mas sem retirar qualidade à fotografia. Existem inúmeras ferramentas para comprimir imagens, que pode ser usadas offline e/ou online.

Veja aqui algumas opções para o ajudar a ficar com ficheiros de imagens mais leves, sem perder qualidade.

6 programas para comprimir imagens sem retirar qualidade

1. PNGGauntlet


GauntFonte da imagem: PNGGauntlet

O PNGGauntlet é um programa gratuito que resulta da combinação de três programas open source (PNGOUT, OptiPNG e DeflOpt). Converte e comprime ficheiros JPG, GIF, TIFF, e BMP para PNG, sem retirar qualidade à imagem. É compatível com Windows, Mac e Linux. A interface é clean e fácil de usar.

2. Compressor.io


CompressorFonte da imagem: Compressor.io

Esta é uma ferramenta online gratuita, bastante poderosa, que reduz drasticamente o tamanho da imagem sem lhe tirar qualidade. Consegue comprimir o ficheiro até 90% sem comprometer a qualidade da imagem. Suporta quatro tipos de ficheiros: JPEG, PNG, GIF e SVG. Permite ao utilizador escolher entre dois tipos de compressão: lossy (redução da qualidade de imagem) e lossless (manter a qualidade).

3. Caesium


caesiumFonte da imagem: GitHub

O Caesium é um compressor de imagem gratuito e open source, compatível apenas com Windows. Comprime ficheiros BMP, JPG e PNG. Possibilita que o utilizador faça o upload imediato das imagens para a web. É um programa muito simples e fácil de usar, que consegue comprimir imagens sem alterar a qualidade até 90%.

4. Kraken.io


KrakenFonte da imagem: Kraken

O Kraken é um conversor online, muito indicado para otimização de imagens que se destinam a websites. É muito rápido, gratuito e permite escolher entre compressão lossy e lossless. Possibilita o upload ilimitado de imagens. É compatível com Chrome e Firefox, convertendo ficheiros PNG, JPEG, SVG e GIF.

5. Optimizilla


OptimizillaFonte da imagem: Optimizilla

O Optimizilla é um rápido conversor online que tem duas particularidades interessantes: fazer o upload até de 20 imagens de uma vez e controlar a redução da qualidade. Tem uma opção que permite ao utilizador selecionar, numa escala de 1 a 100, de que modo é que quer ver a qualidade reduzida, mostrando uma pré-visualização da imagem. As imagens depois podem ser descarregadas separadamente ou num ficheiro ZIP. É compatível com JPEG e PNG.

6. TinyPNG


TinyFonte da imagem: TinyPNG

O TinyPNG é uma ferramenta online muito fácil de usar, muito boa no que toca a comprimir sem perder qualidade de imagem. Suporta ficheiros JPEG e PNG. Por cada conversão, pode comprimir até 20 ficheiros, com um limite de 5 MB por ficheiro. As fotos podem ser descarregadas diretamente num ficheiro ZIP ou enviadas diretamente para a Dropbox. Tem uma funcionalidade paga que dá plugins para WordPress e Photoshop.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.