4 perguntas para saber se está pronto para comprar casa

Saiba se está pronto para comprar casa. Estas são as questões que deve fazer a si próprio antes de dar este grande passo.

4 perguntas para saber se está pronto para comprar casa
Descubra se está pronto para comprar casa

Há uma determinada altura na vida em que temos de decidir se vamos dar um passo maior, seja ele sair da casa da família, morar sozinho pela primeira vez ou mesmo casar e constituir família. Quando esse momento acontece, a pergunta é: estarei pronto para comprar casa?

Nos dias que correm, comprar casa é um passo grande e importante, pelo que devem ser analisados diversos fatores.

4 questões a fazer para saber se está pronto para comprar casa

comprar casa

1. Procuro independência?

Se na sua cabeça reina a questão “Estarei pronto para comprar casa?”, a questão da independência será um dos principais sinais de que precisa de ter o seu próprio espaço.

Coloque a si mesmo a pergunta “Procuro independência?”. Se já não faz sentido para si partilhar casa com familiares e procura ter o seu cantinho, ou se sente que a sensação de aprisionamento começa a afetar o seu quotidiano e a sua felicidade, comece a pensar seriamente em dar este grande passo.

2. Tenho uma situação profissional estável?

Se atingiu, finalmente, alguma estabilidade profissional ou se há alguns anos que já sente que, financeiramente, consegue desfrutar de alguma estabilidade; se o seu salário lhe permite um investimento grande ou se conseguirá pagar parcelas todos os meses sem se sentir com “a corda ao pescoço”, então, talvez esta seja a altura ideal para dar este passo, adquirindo a sua própria casa.

Se por outro lado tem um bom emprego e algumas economias de parte, a parte mais difícil está também superada. Assim sendo, comece a fazer a sua pesquisa, pois a casa dos seus sonhos pode estar à sua espera.

3. Pretendo ter a minha própria família?

Se planeia casar ou está prestes a fazê-lo, se quer constituir família e quer ter o seu espaço, o melhor mesmo é ter uma casa própria.

Algumas famílias passam a vida a pagar um aluguer e, ao fim de alguns anos, arrependem-se de não terem investido num imóvel próprio. Por isso, se quer constituir família, talvez seja o momento em que não terá dúvidas de que está pronto para comprar casa.

4. Tenho um bom pé de meia?

Embora a situação profissional estável conte muito, um bom pé de meia é o que vai precisar para poder fazer um bom investimento inicial.

Pode, claro, recorrer a um empréstimo, contudo, nos dias que correm, seria um luxo conseguir evitar pedir dinheiro emprestado e dar uma boa entrada com a “fortuna” que já acumulou e ir pagando parcelas mensais.

Adquirir um imóvel é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, pelo que deve estudar as possibilidades e planear financeiramente este passo.

Veja também: