AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

A utilidade de um prontuário ortográfico

Saiba para que serve um prontuário ortográfico, quais são os seus principais conteúdos e quem beneficia da sua utilização.

A utilidade de um prontuário ortográfico
Uma ferramenta prática para dúvidas sobre a Língua Portuguesa

Dicionários (monolingues, etimológicos, terminológicos, de sinónimos, de verbos, entre outros), gramáticas, glossários, enciclopédias ou livros de estilo são algumas das ferramentas a que os falantes mais recorrem para o esclarecimento de dúvidas e incertezas sobre a Língua Portuguesa (aplicando-se, evidentemente, o mesmo cenário a qualquer outra língua).

No entanto, existem outros instrumentos — igualmente práticos e funcionais — que respondem às questões mais frequentes relacionadas com o português e a sua utilização como, por exemplo, o prontuário ortográfico.
 

O que é um prontuário ortográfico?

Trata-se de um manual que indica a grafia correta dos vocábulos de uma língua. É, por isso, um auxiliar indispensável para a comunidade linguística, com indicações úteis e dispostas de forma a facilitarem a sua consulta. Um prontuário ortográfico procura, assim, esclarecer as principais dúvidas relativas ao uso de uma língua, indicando a solução considerada mais correta.

Um bom prontuário ortográfico da Língua Portuguesa deve procurar, ainda, manter-se atualizado quanto às várias mudanças que a reforma ortográfica introduziu na ortografia. Desta forma, o prontuário também facilita a aprendizagem das regras da língua, apresentando informação de forma simples e clara aos seus utilizadores.
 


Que tipo de dúvidas esclarece um prontuário ortográfico?

Geralmente, qualquer prontuário está organizado de forma a esclarecer dúvidas sobre as principais dificuldades de uma língua. Incluem-se particularidades ortográficas (a divisão silábica na translineação, a acentuação gráfica, o uso correto das maiúsculas e minúsculas, os sinais de pontuação) e explicações sobre morfologia (processos de formação de palavras, flexão nominal, adjetival e verbal).

Clarificam-se ainda dúvidas sobre o vocabulário (neologismos, arcaísmos, empréstimos, siglas, abreviaturas, acrónimos) e algumas questões de sintaxe (problemas de concordância e outras particularidades sintáticas).

Em suma, para além de se esclarecem as dificuldades mais frequentes numa determinada língua, apresentam-se ainda termos específicos de várias áreas e vocabulário diverso (onomástico, geográfico, termos informáticos, entre outros).
 


Quem beneficia da utilização de um prontuário?

Qualquer falante da comunidade linguística do português beneficia de um prontuário ortográfico da Língua Portuguesa e, obviamente, de outras obras lexicográficas.

É uma ferramenta particularmente útil e relevante para professores, alunos e outros profissionais nos domínios das línguas, culturas e literaturas, tais como leitores, escritores, criativos, bibliotecários, arquivistas, documentalistas, editores, revisores, livreiros, investigadores, jornalistas, tradutores, publicitários, guionistas, secretários editoriais, comunicadores, copywriters, entre tantos outros.

Veja também: