Própolis: o que é e para que serve

A própolis, um antibiótico natural, é uma substância com reconhecidos benefícios para a saúde. Conhece a sua origem e utilizações? Fique a saber tudo.

Própolis: o que é e para que serve
O uso medicinal da própolis começou na Grécia Antiga

Provavelmente não sabia que as abelhas são responsáveis por mais do que fazer mel. Este animal também produz a própolis: uma substância natural, resinosa, que as abelhas produzem através da recolha de produtos com essa característica específica.

Após a recolha, as abelhas transformam esta substância, através de enzimas presentes no seu organismo, numa espécie de barreira de proteção natural para a colmeia.

A propólis é de consistência viscosa e tem uma função de proteção contra fungos, vírus e bactérias. A cor e o aroma variam consoante a sua origem, de onde foi retirada pela abelha.

Tipos de própolis

Existem três tipos, caracterizados pela espécie de abelha que produziu a substância e pela origem botânica, ou seja, de que planta a abelha retirou a matéria resinosa:

  • Pópolis verde;
  • Própolis vermelha;
  • Própolis preta.

No geral, a composição da própolis é de resinas vegetais, cera de abelha, óleos essenciais e pólen. Contém minerais como o cálcio, ferro e zinco, assim como vitamina B, carotenos e antioxidantes.

Propriedades medicinais da própolis

O uso da própolis para fins medicinais começou na Grécia Antiga, onde era usada para tratar abcessos. Os Assírios utilizavam-na para tratar feridas e os Egípcios para as mumificações.

Hoje em dia, além de propriedades terapêuticas, também é bastante usada na cosmética para hidratantes e cremes com função calmante, cicatrizante e anti-envelhecimento.

suplementos

Apesar de não poder ser usada por pessoas que tenham alergia à picada das abelhas, ou a produtos produzidos pelas mesmas, a própolis é usada num vasto conjunto de problemáticas.

Funções da própolis

Antibacteriana e antiviral

Elimina bactérias e vírus responsáveis pelas infeções nas vias respiratórias e na boca, incluindo a herpes.

Antifúngica

Atua para prevenir a propagação de doenças causadas por fungos na pele e couro cabeludo.

Anti-inflamatória

Como tem propriedades deste âmbito, atua contra doenças como a psoríase, artrite e doenças reumáticas.

Antioxidante

Contra o envelhecimento precoce e contras o mau colesterol.

Cicatrizante

No tratamento tópica de feridas e queimaduras;

Anestésica

Ótima para o alivio da dor.

Reforço do sistema imunitário

Sendo um imunoestimulante natural, atua no combate a constipações sazonais.

Como pode ser usada

A própolis pode ser encontrada à venda em cremes, loções, champôs e tónicos, ou em cápsulas, soluções e extratos. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares, e os preços rondam os 10 e os 20 euros, em média, dependendo do tipo de produto.

extrato

O extrato de própolis, por exemplo, ronda os 20 euros e deve ser diluído em água para tomar duas a três vezes por dia. Também pode ser usado diretamente na pele para tratar feridas e cicatrizar. Pomadas e cremes rondam os 10 euros.

Este antibiótico natural faz parte da composição de imensos produtos por isso, pode sempre aconselhar-se como seu médico ou especialista em produtos naturais.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.