Dicas para proteger a sua privacidade nas redes sociais

Temos um conjunto de boas práticas e algumas dicas a seguir para que consiga proteger a sua privacidade nas redes sociais.

Dicas para proteger a sua privacidade nas redes sociais
Previna-se… antes que seja tarde.

A grande exposição que todos temos nas redes sociais pode ser prejudicial para nós, tanto a nível pessoal como profissional. Seja no Facebook, no Instagram, no Tinder ou no Twitter, há um sem número de informações sensíveis que diariamente partilhamos que podem dizer imenso sobre nós. E que pode cair nas mãos erradas! Proteja-se contra os olhares indevidos… siga as nossas dicas para proteger a sua privacidade nas redes sociais.
 

Boas práticas para manter tudo em segredo

 

Cuidado com as amizades

Ter muitos amigos pode estar na moda. Mas é um grande perigo quando adicionamos pessoas que não conhecemos. Tenha cuidado com as amizades que trava nas redes sociais. E cuidado com o que partilha com essas mesmas amizades… Os perfis falsos existem e servem apenas para nos enganar e arrancar informação sensível e delicada.

 

Dados pessoais

Nome, sobrenome, morada, local de trabalho, número de contacto… as redes sociais pedem imensas coisas hoje em dia! Olhe para a sua lista de amizades e perceba aquilo que pode ou quer partilhar. Quem já nos conhece já possui grande parte destas informações. Mas os desconhecidos…

 

Password

Outra das formas de proteger a sua privacidade nas redes sociais passa também pela escolha certa – ou pela criação – de uma password. Leia este artigo que escrevemos para aprender a criar uma password segura.

 

Configurações de privacidade

Debrucemo-nos, em especial, sobre o Facebook. Sabia que dá para definir o público-alvo das suas publicações? Este é um dos segredos que permite manter a sua privacidade nas redes sociais! Sempre que publicar alguma coisa, descubra se o está a partilhar em público, apenas com os seus amigos, com um grupo restrito ou apenas em privado.

 

Localização

Tenha cuidado para não partilhar a sua localização. Muitas vezes, principalmente quando vamos de férias, temos uma vontade enorme de partilhar os locais que vemos e os sítios onde nos encontramos. Ora, é preciso ter cuidado com esta informação… É o mesmo que ir para longe e anunciar a todos que a sua casa está vazia!

 

Informação falsa

Não confie em tudo o que lê nas redes sociais. E desconfie sempre que lhe for pedida alguma informação mais sensível. Manter a privacidade nas redes sociais também passa por tudo aquilo que evitamos. 


Veja também: