Provedor do Cliente: o que é e como recorrer

Sabe o que é o Provedor do Cliente? Grande parte das pessoas não sabe que quando uma reclamação não vai a lado nenhum, tem ainda opção de recorrer a esta entidade.

Provedor do Cliente: o que é e como recorrer
Conheça as funções.

Certamente já teve uma queixa a fazer a uma empresa que, infelizmente, não o levou a lado nenhum e acabou por ser apenas uma perda de tempo e de recursos para o seu lado. Nestas alturas, pode ainda recorrer ao Provedor do Cliente das empresas, para que possa vir a ver resolvida a sua situação.
 

O que é?

O Provedor do Cliente é um órgão independente a uma empresa, seja ela pública ou privada que recebe e investiga queixas ou facilita a comunicação entre a empresa e os seus clientes. O Provedor do Cliente é independente à hierarquia da empresa, de modo a não tomar sempre decisões favoráveis à mesma.

As ações do provedor do ciente devem visar fortalecer a confiança que existem entre as empresas e os seus clientes, e alcançam tal objetivo através da imparcialidade e da defesa da comunidade. Por norma, o provedor possui acesso a meios de investigação.

 

Quais as suas funções?

As funções do provedor incluem a promoção de interesses, direitos e deveres dos clientes e das empresas, a mediação de conflitos entre empresas e clientes, e a adoção de estratégias que visem melhorar o funcionamento da empresa e a sua relação com os seus clientes.

O Provedor do Cliente, como referido acima, é uma entidade independente da empresa com que trabalha, o que significa que a sua opinião e o seu parecer não são vinculativos. No entanto, são sempre considerados pelas empresas.

É ao provedor que recorre quando contacta uma empresa e não obtém resposta satisfatória, ou não obtém resposta de todo. Pode fazê-lo, também, quando tem reclamações ou se sente insatisfeito com o serviço.
 

Como recorrer ao provedor?

O modo de recorrer ao provedor varia de empresa para empresa, mas podemos encontrar alguns pontos comuns na maior parte dos casos. Para conseguir recorrer ao provedor de uma empresa específica, basta uma simples pesquisa de internet para alcançar um formulário através do qual poderá fazer o contacto, ou indicações para o poder fazer.

Ao recorrer terá muitas vezes de verificar se já contactou a empresa em questão, e se recebeu resposta ao contacto feito. Depois de recorrer será iniciado processo em que a situação é analisada, e mais tarde obterá uma resposta do provedor. É comum ter de esperar até um mês para a obter.

Deve indicar ao provedor alguns elementos básicos, como o seu nome, a sua morada, o seu contacto e a sua ligação à empresa, além de cordialmente expor o seu caso. Antes de iniciar o processo, aconselhamo-lo a informar-se junto da empresa em questão, para estar devidamente informado antes de proceder.


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