Conheça a próxima sequência de matrículas em Portugal

Conheça a nova ordem de caracteres da próxima sequência de matrículas. Apesar de ainda não estar confirmada, parece vir a ser um pouco diferente das anteriores.

Conheça a próxima sequência de matrículas em Portugal
Saiba o que vem depois do 99-ZZ-99

Cada uma das sequências do nosso modelo de matrículas tem um limite, que acaba por ser excedido. Já passámos por várias, tendo atualmente a 00-AA-00 que conta já com mais de dez anos de serviço.  No entanto, esta também tem um limite – que não está assim muito longínquo – e como tal existe uma próxima sequência de matrículas a ser utilizada

Através do site da ARAN pode consultar a evolução da sequência de matrículas atual, e a de outras sequências anteriores.

 

A nova sequência

Quando esgotarmos a atual, a próxima sequência de matrículas não difere muito, sendo que o lugar dos números vai passar a ser utilizado por letras, e vice-versa. Como tal, a nova terá o seguinte formato: AA-00-AA. 

Esta alteração aplicar-se-á apenas a veículos vendidos após ser esgotada a antiga sequência, sendo que os outros veículos manterão as suas matriculas com a que utilizamos atualmente. Note que esta informação não está ainda confirmada, pois a próxima sequência de matrículas não foi ainda aprovada.

 

Quando vai mudar?

A data de alteração da sequência é influenciada pela venda de carros em Portugal, logo não se sabe qual é. Como cada veículo precisa de ser identificado, não podem haver duas matrículas iguais. 

A necessidade da mudança para uma próxima sequência de matrículas vem, como referido, devido ao fim da sequência anterior. Em 1992 a sequência AA-00-00 chegou ao final, e em 2005 entrou em vigor a que temos atualmente, por ter terminado a 00-00-AA.

De acordo com o artigo 117.º do Código da Estrada, circular sem matrícula em Portugal pode levar a uma multa que vai dos €600 aos €3000, sendo o valor reduzido para metade no caso de veículos agrícolas ou ciclomotores.

 

Outras matrículas em circulação

Em circulação em Portugal encontramos já veículos com matrículas com sequências antigas como a AA-00-00, com fundo preto e letras e algarismos a branco, ou as brancas com a sequência 00-00-AA, de 1992, com as estrelas da União Europeia e com o “P” de Portugal nelas. 

Além destas temos chapas de matrículas especiais, como as com a sequência AP-00-00 reservadas a veículos da Marinha Portuguesa, ou as com a sequência GNR x-0000, reservadas a veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR). Temos, ainda, matrículas especiais reservadas a funcionários em missões internacionais ou diplomatas, com caracteres a vermelho, entre outras chapas de matrícula menos populares.


Veja também: