PS4 Pro vs. Xbox One X: conheça as diferenças

PS4 Pro vs. Xbox One X: conheça todas as características das próximas “rainhas” do mercado dos videojogos e saiba o que as distingue.

PS4 Pro vs. Xbox One X: conheça as diferenças
As duas valem a pena, mas o que as distingue?

“A Xbox One não é um assunto de concorrência” – foram estas as primeiras palavras de Phil Spence, responsável pela equipa de desenvolvimento da Xbox One X. As palavras de Phil são fáceis de entender, mas as comparações Xbox One X e PS4 Pro são, obviamente, inevitáveis. Conheça ao pormenor as duas consolas que vão abalar – no bom sentido – o mercado dos videojogos.

PS4 Pro vs. Xbox One X: as consolas do momento

Especificações técnicas

A PS4 Pro é uma consola verdadeiramente revolucionária: foi a primeira consola a suportar jogos em 4K HDR. As diferenças em relação à versão normal do sistema não são grandes, mas esta capacidade de correr jogos com uma qualidade verdadeiramente impressionante foi algo revolucionário no mercado dos videojogos.

A versão Pro da Playstation é, decididamente, atrativa. Para além das melhorias evidentes nos gráficos, a nova consola traz melhorias na CPU e na GPU. Na CPU, a PS4 Pro possui oito núcleos Jaguar a 2.1GHz, enquanto na GPU passa a ter 4,2 teraflops AMD Radeon. De resto, a PS4 Pro possui uma RAM de 8GB GDDR5, armazenamento interno de 1 TB, três portas USB 3.1 e Bluetooth 4.0.

ps4 pro

Fonte da imagem: PlayStation

Então e a Xbox One X que foi apresentada recentemente? Tem argumentos suficientes para roubar o trono dos videojogos à consola da Sony? Ao nível de especificações técnicas tem mais do que argumentos suficientes, uma vez que é considerada “a consola mais poderosa de sempre”.

A Xbox One X oferece especificações verdadeiramente incomparáveis. Para além de ser capaz de reproduzir jogos em 4K, a consola da Microsoft possui ainda oito núcleos a 2.3GHz na CPU e uma GPU com 6 teraflops. Na RAM, a Xbox conta com 12GB GDDR5.

xbox one x

Fonte da imagem: Xbox

Preço da PS4Pro vs. Preço da Xbox One X

A PS4 Pro já se encontra no mercado desde novembro de 2016 e pode ser encontrada à venda por 400€. A Xbox One X chegará ao público praticamente um ano depois, a 7 novembro de 2017, e estima-se que seja vendida por 500€.

O que dizem os especialistas

Na TrustedReviews afirma-se que a Microsoft se mostra “ambiciosa” com a aposta na Xbox One X. Para além disso, diz-se ainda que a diferença de preço não é assim tão grande para que um jogador não opte por uma consola bem mais potente.

No portal Windows Central a decisão parece unânime, embora recaia apenas sobre as especificações técnicas de ambas as consolas. “A Xbox One X é um verdadeiro monstro” e “supera a PS4 e quase todos os aspetos”, pode ler-se na análise realizada. A pergunta, porém, também fica no ar: “será o suficiente para ultrapassar a Sony?”.

Já na What Hi-Fi sublinha-se que um ano de diferença é “uma vida inteira em termos de lançamento de consolas” para justificar as grandes diferenças entre as duas. A conclusão, porém, é só uma: “a diferença vai residir nos jogos e não no 4K ou nos serviços oferecidos”.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.