Publicidade:

PS4 Pro vs. Xbox One X: qual a melhor consola da atualidade?

PS4 Pro vs. Xbox One X: conheça todas as características das “rainhas” do mercado dos videojogos e saiba o que as distingue.

PS4 Pro vs. Xbox One X: qual a melhor consola da atualidade?
As duas valem a pena, mas o que as distingue?

“A Xbox One não é um assunto de concorrência” – foram estas as primeiras palavras de Phil Spence, responsável pela equipa de desenvolvimento da Xbox One X. As palavras de Phil são fáceis de entender, mas as comparações são, obviamente, inevitáveis. Mas, afinal, na batalha PS4 Pro vs. Xbox One X, qual sai a ganhar? Conheça ao pormenor as duas consolas que prometem abalar – no bom sentido – o mercado dos videojogos.

PS4 Pro vs. Xbox One X: conheça as diferenças


Especificações técnicas

A PS4 Pro é uma consola verdadeiramente revolucionária: foi a primeira consola a suportar jogos em 4K HDR. As diferenças em relação à versão normal do sistema não são grandes, mas esta capacidade de correr jogos com uma qualidade verdadeiramente impressionante foi algo que alterou o mercado dos videojogos.

A versão Pro da Playstation é, decididamente, atrativa. Para além das melhorias evidentes nos gráficos, a nova consola traz melhorias na CPU e na GPU. Relativamente à CPU, a PS4 Pro possui oito núcleos Jaguar a 2.1GHz, enquanto na GPU passa a ter 4,2 teraflops AMD Radeon.

De resto, a PS4 Pro possui uma RAM de 8GB GDDR5, armazenamento interno de 1 TB, três portas USB 3.1 e Bluetooth 4.0.

ps4 proFonte da imagem: PlayStation

Então e a Xbox One X, que foi apresentada em junho de 2017? Tem argumentos suficientes para roubar o trono dos videojogos à consola da Sony? Ao nível de especificações técnicas tem mais do que argumentos suficientes, uma vez que é considerada “a consola mais poderosa de sempre”.

A Xbox One X oferece especificações verdadeiramente incomparáveis. Para além de ser capaz de reproduzir jogos em 4K, a consola da Microsoft possui ainda oito núcleos a 2.3GHz na CPU e uma GPU com 6 teraflops. Na RAM, a Xbox conta com 12GB GDDR5.

xbox one xFonte da imagem: Xbox

Preços: PS4 Pro vs. Xbox One X

A PS4 Pro já se encontra no mercado desde novembro de 2016 e pode ser encontrada à venda por 400€.

A Xbox One X chegou ao público praticamente um ano depois, em novembro de 2017, e é vendida por 509,99€.

As opiniões dos especialistas

Na TrustedReviews, afirma-se que a Microsoft se mostra “ambiciosa” com a aposta na Xbox One X. Para além disso, diz-se ainda que a diferença de preço não é assim tão grande para que um jogador não opte por uma consola bem mais potente.

No portal Windows Central, a decisão parece unânime, embora recaia apenas sobre as especificações técnicas de ambas as consolas. “A Xbox One X é um verdadeiro monstro” e “supera a PS4 em quase todos os aspetos”, pode ler-se na análise realizada. A pergunta, porém, também fica no ar: “será o suficiente para ultrapassar a Sony?”.

Já na What Hi-Fi, sublinha-se que um ano de diferença é “uma vida inteira em termos de lançamento de consolas” – isso para justificar as grandes diferenças entre as duas. A conclusão, porém, é só uma: “a diferença vai residir nos jogos e não no 4K, ou nos serviços oferecidos”.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.