Pulmonária: o que é, para que serve e que cuidados deve ter

Também conhecida como erva-do-pulmão, a pulmonária está associada ao tratamento de infeções respiratórias. Saiba mais sobre esta planta neste artigo.

Pulmonária: o que é, para que serve e que cuidados deve ter
Feito a partir das folhas secas desta planta

A pulmonária (de nome científico Pulmonaria officinallis) é uma planta medicinal que surge sobretudo na primavera e que produz flores em diversas cores, que podem ir do vermelho ao azul e ao violeta.

É também conhecida como erva-do-pulmão ou erva-dos-bofes e existe em vários jardins ornamentais um pouco por toda a Europa. Na Idade Média, esta planta era considerada perigosa devido às manchas cinzentas nas suas folhas, que faziam lembrar um pulmão infetado.

Pulmonária: para que serve e cuidados a ter

O nome desta planta não é coincidência. Está associada sobretudo ao tratamento de infeções do trato respiratório, como em casos de gripes e constipações, por exemplo. Pode também ser usada para ajudar a tratar doenças urinárias, frieiras e feridas na pele.

No entanto, deve sempre consultar um médico ou farmacêutico antes de recorrer à pulmonária. O aconselhamento de um especialista ajuda a perceber se pode ou não usar esta planta para fins terapêuticos e qual a dose recomendada no seu caso, já que esta depende da idade da pessoa e das condições de saúde em que se encontra.

As plantas com efeitos medicinais têm, tal e qual os medicamentos, contraindicações, posologia e efeitos secundários que é importante conhecermos.

Há ainda pouca informação sobre a eficácia dos efeitos desta planta e sobre os efeitos secundários que pode ter. É contraindicada para grávidas e mulheres em fase de amamentação e também não é aconselhada a crianças, nem a pessoas que têm problemas de fígado. Sabe-se que tomada em excesso é precisamente este órgão que vai afetar, podendo até ser tóxica.

Chá de pulmonária

folhas pulmonária

A forma mais comum de utilização desta planta é o chá. Este não deve ser tomado em excesso e devem ser respeitadas as doses indicadas na embalagem.

O chá é feito a partir das folhas secas desta planta e encontra-se disponível em lojas de especialidade e ervanárias. Uma embalagem de chá de pulmonária, com cerca de 100 gramas, pode custar cerca de 3 euros.

No caso de frieiras ou feridas, podem ser colocadas compressas com o chá sobre a região afetada. Não são conhecidas interações desta planta com outros medicamentos, pelo que a melhor forma de verificar se o seu consumo é ou não seguro para si é contactar um médico e farmacêutico.

Veja também: