Qual é o browser mais rápido?

Fizemos os testes e descobrimos qual é o browser mais rápido! Consegue adivinhar os resultados?

Qual é o browser mais rápido?
Estará na altura de trocar de browser?

Quando analisamos e testamos um browser queremos perceber até que ponto é que ele é bom para o utilizador. Para isso, tentamos perceber a facilidade de utilização, a conectividade com outros dispositivos, os serviços de que dispões ou até a capacidade para aguentar várias páginas abertas ao mesmo tempo. Hoje, decidimos descobrir qual era o browser mais rápido. E os resultados não nos surpreenderam!
 

Browser: qual é o campeão da velocidade?

O vencedor do dia foi o browser Firefox! Surpreendido? Ou nem por isso? Esta opinião parece ser a mais aceite por grande parte dessa internet fora, uma vez que todas as pesquisas que efetuamos nos dizem o mesmo. Depois de ter perdido terreno para o Google Chrome, o Firefox regressou à ribalta para se sentar no trono da velocidade. E os testes parecem dar razão ao Firefox quando este se assume como o browser mais rápido. Nós acreditamos que ele acaba por entrar no lote dos browsers mais rápidos uma vez que não é o melhor em tudo. A competir com o Firefox, surgem o Chrome e o Opera.

O Chrome acaba por bater o Firefox no que diz respeito às páginas criadas através do HTML5, uma linguagem de programação de páginas web que veio para dominar o mercado. Uma vez que o Chrome utiliza vários processos e bastante memória (se abrir o gestor de tarefas vai conseguir ver o número de processos abertos pelo Chrome), é natural que acabe por se evidenciar. Isto é bom? Nem sempre… É que a memória pode ser precisa para outras tarefas no seu computador.

Já o Opera continua a manter a sua quota-parte de seguidores mas nunca os deixa mal servidos. O Opera consegue comprimir páginas da web o que ajuda a diminuir o tempo que uma página demora a ser carregada. Apesar de ser um pouco mais lento do que o Chrome, o Opera não “come” tanta memória o que acaba por ser um ponto a favor deste browser.

Portanto, a escolha continua a não ser unânime e torna-se complicado encontrar o browser mais rápido porque cada um deles possui formas diferentes de carregar as páginas. O nosso conselho? Mantenha-se com um destes três. O que for mais fácil de utilizar!

 

Dicas para tornar o seu browser mais rápido

Há várias dicas que pode seguir para tornar o seu browser mais rápido. Umas dicas mais fáceis de seguir do que outras mas todas com o mesmo objetivo. Se não conseguir ou não souber como seguir certo passo, não hesite em pedir ajuda!
  • Feche páginas que não esteja a utilizar. Quantas vezes é que não fechamos uma página só para não termos trabalho a fechar e a abrir passado um certo tempo?
  • Remova add-ons inúteis. Um add-on deu-lhe imenso jeito uma vez? Tudo bem! Mas para quê mantê-lo se nunca mais o vai usar?
  • Apague o histórico e limpe a cache! Acredite, estes dois passos vão ajudar a tornar o seu browser mais rápido!
  • Tente manter sempre o seu antivírus atualizado. E procure manter o seu computador livre dessas infeções, claro. E quem diz antivírus diz malware e outros programas nocivos ao seu computador. 
  • Desfragmente o disco! Tudo faz diferença! Aqui tem o nosso artigo sobre como tornar o seu pc mais rápido.

Veja também: