Qual iPad comprar?

Os novos iPad apresentam-se com muitas novidades. Se ainda não sabe qual iPad comprar, damos-lhe uma ajuda.

Qual iPad comprar?
Saiba tudo sobre os novos iPad.

Se pondera comprar um iPad, esperou pela melhor altura! Os novos produtos da Apple acabam de ser lançados. Em setembro conhecemos os iPhone 6 e 6Plus, e agora foi a vez do novo iPad Air 2 dar a cara. Se é fã da Apple, espere mais um pouco e opte pela nova geração que traz muitas novidades. Até ao momento, ainda não há datas previstas nas lojas. Para já, é apenas possível encomendar online, no site da Apple, com preços entre os 409 e os 829 euros. O envio é gratuito e demora entre 2 a 4 dias úteis.  Fique a conhecer o que trazem de novo.


Actualização: a 11 de Novembro de 2015, a Apple colocou à venda, em Portugal, o iPad Pro.
 
 

iPad Air 2

Uma das características mais impressionantes do novo iPad Air é que é extremamente fino. Tem, apenas, 6,1mm de espessura, o que o torna 18% mais fino do que a versão anterior e pesa 437 gramas. Para além disso, o design é muito semelhante ao original: ultra-minimalista. O ecrã retina foi melhorado e oferece melhor contraste, cores mais vibrantes e é o primeiro com um revestimento antirreflexo (56% menos reflexo). Este novo iPad já inclui o Touch ID apresentado no iPhone 5S, que permite, pela leitura das impressões digitais, desbloquear o dispositivo e efetuar pagamentos. 
 
A nova câmara iSight, de 8 megapixels, inclui um processor de imagem com uma abertura do diafragma de 2.4 e suporte para vídeo HD de 1080p. Para além da gravação em HD - High Definition, o iPad permite a gravação de 720p, a 120fps, no modo slowmotion. Permite, também, a gravação em TimeLapse e a captura no modo burst. É ainda possível capturar panorâmicas de 43 megapixels.
 
O iPad Air 2 apresenta-se com o novo e rapidíssimo processador A8X, especificamente criado para este equipamento, e o M8 como co-processador. A Apple garante que a performance gráfica é 180x superior à do iPad original.
 
As ligações Wi-Fi são 2,8 vezes mais rápidas do que as do iPad original e, assim como o iPhone, a versão Wifi-Cellular passa a funcionar como hotspot e conta mais redes 4G LTE de alta velocidade. O sistema operativo, sem surpresas, será o iOS 8.1. A bateria promete 10h de autonomia. Vai encontrá-lo com 16, 64 e 128MB de capacidade, Wi-fi ou Wi-fi+Cellular, em cinzento, prata e dourado.
 

Mais fino do que um lápis


 

iPad Mini 3

O iPad Mini foi atualizado para a sua terceira geração que incluiu  o mesmo Touch ID do o iPad Air 2. Contudo, como processadores mantém o A7 e o M/, assim como a câmara de 5 megapixels (abertura ƒ/2.4). Panorâmicas e timelapses, são possíveis, mas não vídeos em slow-motion. Estará disponível com 16, 64 e 128MB de capacidade, Wi-fi ou Wi-fi+Cellular, em cinzento, prata e dourado.
 

E agora? Qual comprar?

O primeiro ponto a considerar: as versões anteriores, iPad Air, iPad Mini e  iPad Mini 2, continuarão a ser comercializadas e com um preço mais baixo. Por isso, se possuir as últimas novidades tecnológicas não é a sua preocupação, optar por um destes modelos pode ser uma boa opção.
Depois temos os novos modelos e tudo depende da utilização que pretende dar ao seu novo iPad.
  • se privilegia a portabilidade e leveza, o iPad Mini 3 pode ser a escolha mais acertada.
  • se, por outro lado procura um tablet com melhor performance e um ecrã com qualidade superior para ver filmes ou jogar alguns jogos, o iPad Air 2 é o tablet que tanto procura.
 
Por fim, pode aceder aqui a um comparador de todos os modelos.
 
Veja também: