Publicidade:

5 dicas para melhorar a qualidade de vida

Conheça alguns hábitos e atitudes que pode adotar no dia a dia para melhorar a sua qualidade de vida.

5 dicas para melhorar a qualidade de vida
Qualidade de vida: sabe definir?

Definir qualidade de vida não é uma tarefa simples. Isto porque o que é essencial para uma pessoa, não é necessariamente para outra. No entanto, a qualidade de vida não é um termo que deva ser associado a metas, objetivos ou aquisições materiais. Qualidade de vida é um fator mais simples e que pode começar a ser desenvolvido de dentro para fora, em todas as pessoas.

Melhore a sua qualidade de vida com estas 5 dicas


Sorria mais

smile

Está comprovado: o ato de sorrir envia ao cérebro uma série de impulsos que podem alterar a química neurológica. Estudos demonstram que pessoas que sorriem mais possuem menos riscos de sofrer algum tipo de doença cardíaca em situações de stress. Pode ser surpreendente o quanto uma atitude simples como esta pode melhorar o humor.

Seja grato

gratidao

Guarde 15 minutos do seu dia para refletir sobre todas as coisas pelas quais está grato. Mesmo que não sinta gratidão por nada, não se levante até encontrar alguma coisa, qualquer coisa, pelo que agradecer.

Olhar além das reclamações diárias e perceber que é possível ser grato por coisas simples como poder andar, poder ouvir ou estar vivo, coloca em perspetiva que a vida não pode ser algo tido como garantido, e que as menores coisas são, na verdade, grandes presentes.

Conviva

hug

O simples ato de parar e apreciar a companhia de outra pessoa faz com que a qualidade de vida melhore. Abrace um amigo, aceite um abraço, elogie alguém, ligue para uma pessoa querida e diga o que sente. Demonstrar amor e carinho é o modo mais simples de também receber amor e carinho.

Medite

meditate

Meditar não precisa de ser uma experiência religiosa. Parar para respirar e olhar para dentro por alguns minutos ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e stress causados pelo ritmo do quotidiano.

Sente-se silenciosamente, feche os olhos e concentre-se na sua própria respiração. Se a ansiedade não der uma trégua, procure aplicações com guias para meditação.

Organize o seu tempo

planner

Qualidade de vida também significa planeamento. Por isso, tire um dia da semana para organizar as semanas seguintes. Verifique e ponha em ordem os próximos compromissos, planeie a ementa semanal, confira tudo o que irá precisar para desenvolver o seu trabalho nos próximos dias.

Uma rotina organizada pode diminuir o stress, a ansiedade, as insónias e ainda proporcionar momentos livres para a prática de atividades agradáveis, como um encontro com amigos, um momento para atividades físicas ou apenas a leitura daquele livro parado há tanto tempo.

Veja também: