AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Qualidades dos grandes líderes

Um bom líder pode conduzir uma equipa ao sucesso e para isso em muito contribuem as suas características. Descubra algumas das qualidades dos grandes líderes.

4 Qualidades dos grandes líderes
O que faz um bom líder? O que têm eles que os outros não têm?!

A liderança é um dos temas mais abordados no mundo laboral. E não restam dúvidas de que uma boa liderança é essencial para o sucesso de um negócio ou de uma equipa. Mas afinal o que faz um bom líder?! A pergunta pode parecer vaga, principalmente se pensarmos que há líderes para todos os gostos e feitios, em pequenas e grandes empresas e em vários contextos ou áreas profissionais. Mas a verdade é que há algo que todos os líderes partilham, além da capacidade de gerir com sucesso uma equipa. Falamos das suas características e qualidades. Hoje partilhamos consigo algumas das qualidades dos grandes líderes.
 

O que têm os grandes líderes que os outros não têm?

Essencialmente, visão. Ou seja, a capacidade de ver mais longe e de perceber como podem conduzir a sua equipa ao sucesso. A verdade é que todos são capazes de juntar uma equipa e de dar indicações, mas poucos são capazes de a inspirar e motivar. É aqui que entram as qualidades dos grandes líderes. Saiba quais são.

 

1. Eles exalam confiança

Todos os grandes líderes exibem uma confiança natural no sucesso. Mas atenção, é importante não confundir isto com arrogância. Eles não só são confiantes em si mesmo, como inspiram confiança nas pessoas que os rodeiam. Ou seja, eles não só acreditam no valor dos membros da equipa, mas também incutem um sentimento de confiança neles e mostra-se sempre confiante no sucesso da equipa, mesmo nos momentos mais atribulados. O resultado é uma equipa com uma boa moral e uma produtividade elevada.

 

2. Sabem como comunicar com a equipa

Uma boa capacidade de comunicação é essencial para o sucesso de qualquer líder e de qualquer equipa. No fundo, tudo se resume à capacidade de se fazer entender e de passar as suas ideias de forma clara à sua equipa. Mas também de saber ouvir e interpretar o que a sua equipa tem para lhe dizer.

 

3. Lideram pelo exemplo

Ou seja, não se limitam a dizer como fazer. Eles mostram como se faz e fazem também juntamente com a equipa. Quando isso acontece, os líderes tornam-se também eles um recurso para a equipa. No fundo, eles são capazes de mostrar o mesmo empenho no projeto e/ou trabalho que espera da equipa. Esta atitude gera um sentimento de respeito e confiança por parte da equipa, que tende a aceitar as indicações do líder com mais facilidade.

 

4. Têm uma atitude positiva

Eles sabem que a motivação da sua equipa depende (e muito) da sua atitude e, por isso mesmo, eles exibem uma atitude positiva perante a equipa, mesmo quando as coisas não correm tão bem como esperado. Eles entendem a importância de criar um bom ambiente de trabalho para os membros da sua equipa e esforçam-se por lhes proporcionar esse ambiente. Até porque sabem que profissionais motivados serão mais dedicados.

 

Chefes todos podem ser, líderes nem por isso…

Há uma grande diferença entre chefiar e liderar. E muita dessa diferença reside na atitude assumida no dia-a-dia de trabalho. A verdade e que ser chefe é mais fácil do que ser líder, mas são os líderes que deixam uma marca na equipa e que caminham em direção ao sucesso.

Todas as dicas para subir na carreira na Newsletter do E-Konomista


Veja também: