As 7 qualidades mais comuns dos milionários

Conheça hábitos e qualidades comuns a alguns milionários. Aplique-os e, quem sabe, fica mais perto do seu primeiro milhão.

As 7 qualidades mais comuns dos milionários
Leitura, exercício, determinação, foco, inovação…

Thomas C. Corley, do site de informação Business Insider, passou vários anos a estudar pessoas ricas e reuniu alguns traços e hábitos que as caracterizavam. Atitudes como cuidar da saúde, fazer exercício, acordar cedo e ler muito estão na lista, mas há mais, muito mais. Conheça as qualidades mais comuns dos milionários e, quem sabe, não é desta que prepara o caminho para ganhar o seu primeiro milhão. Na dúvida, talvez valha a pena tentar!

Qualidades mais comuns dos milionários que deve conhecer


1. Acordar cedo

Não começa de forma fácil, mas não desista já. Segundo Thomas Corley, quase 50% dos milionários do estudo levantam-se pelo menos três horas antes de começarem a trabalhar. Referem que esta é uma forma de lidar com eventuais contratempos do dia-a-dia (reuniões demoradas, trânsito caótico, etc.), conseguindo organizar-se, ganhando assim mais tempo e controlando-o.

2. Cuidar da saúde e fazer exercício

exercicio

Ter cuidados gerais com a saúde, alimentação e exercício físico são evidências do estudo de Corley. Correr, caminhar e andar de bicicleta são algumas das atividades que os milionários estudados elegem por serem boas para o corpo e para o cérebro. 76% dos ricos avaliados no estudo fazem exercício aeróbico durante 30 ou mais minutos por dia.

3. Não depender apenas de uma fonte de rendimento

Os milionários estudados têm também em comum o facto de não dependerem de apenas uma fonte de rendimento. Regra geral, apresentavam três fontes de rendimento antes de alcançarem o seu primeiro milhão. Negócios próprios ou sociedades, arrendamentos de imóveis e ações foram algumas das fontes de rendimento referidas.

4. Ler muito

leitura

Já sabíamos que ler traz imensas vantagens e parece que para se ser milionário também é importante. De acordo com Corley, 80% dos milionários dedicam pelo menos 30 minutos por dia à leitura por entretenimento, mas especialmente para manter ou adquirir conhecimentos, em detrimento de ver televisão.

Na tipologia de livros mais lidos encontram-se as biografias de pessoas bem-sucedidas, livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal e de História.

5. Ter objetivos e paixão

Esta parece ser uma característica determinante neste grupo de pessoas. Como diz o autor do estudo, as pessoas ricas são “obcecadas” por objetivos. Focam-se neles e perseguem-nos. “Perseguir os seus sonhos e objetivos origina maior felicidade a longo prazo e resulta numa maior acumulação de riqueza”, salientou.

A par dos objetivos está a paixão que torna o trabalho divertido. A paixão traz energia, persistência e o foco necessários para ultrapassar insucessos e rejeição, diz o autor do estudo.

6. Ser otimista

almoço

Ter uma atitude otimista foi um traço comum a todos os milionários. Corley refere que o sucesso de longo prazo só é possível quando se mantém uma atitude e um pensamento geralmente otimistas.

7. Destacar-se do “rebanho”

Aqui a metáfora significa que os que se fizeram milionários não seguiram o instituído por ser mais fácil e confortável. Pelo contrário, não se acomodaram, destacaram-se, desafiaram-se e desafiaram o grupo, chegando mesmo a comandá-lo.

Por isso, já sabe, mas fica a dica: realce as suas competências e mostre que tem ideias e que é capaz de ir à luta para concretizar objetivos pessoais e profissionais.

Outras qualidades das pessoas milionárias

No estudo de Corley são ainda apontadas outras qualidades mais comuns dos milionários.

  • Ser sempre educado, enviar agradecimentos, felicitações, saber vestir-se e conhecer algumas regras de etiqueta;
  • Ajudar os outros a ter sucesso;
  • Dedicar tempo para pensar;
  • Procurar opiniões;
  • Ser assertivo;
  • Assumir riscos calculados;
  • Associar-se às pessoas certas;
  • Ter bons mentores;
  • Dedicar tempo para networking;
  • Evitar excessos;
  • Não procrastinar;
  • Ter hábitos de poupança/ economizar;
  • Falar menos e ouvir mais;
  • Não desistir.

Agora que sabe quais são as qualidades mais comuns dos milionários, inspire-se e seja o próximo! Ou não. De qualquer forma, estas características revelam-se importantes tanto em contexto profissional como pessoal.

Veja também: