Saiba quando deve substituir artigos de uso diário: alguns exemplos

Conheça algumas recomendações sobre quando deve substituir alguns artigos de uso diário, como a escova de dentes, maquilhagem, sapatilhas entre outros.

Saiba quando deve substituir artigos de uso diário: alguns exemplos
Pela sua saúde e segurança!

Substituir artigos de uso diário demasiado cedo fará com que gastemos dinheiro desnecessariamente, mas substituí-los demasiado tarde pode fazer com que gastemos muito mais, seja em questões de saúde, seja da durabilidade de determinados artigos.

Pode não parecer relevante, mas em alguns casos a sujidade e as bactérias podem acumular-se e multiplicar-se, por exemplo em toalhas ou almofadas, provocando alergias, acne e outros problemas de saúde.

Claro que temos que usar o bom senso, até porque tudo depende do uso diferente que cada pessoa dá a determinado artigo, bem como das características do mesmo. No entanto, selecionamos alguns objetos de uso recorrente para termos uma ideia mais precisa sobre quando os devemos substituir.

Quando substituir alguns artigos de uso diário?

Escova de dentes

escova dentes

É recomendável que se substitua a escova de dentes pelo menos a cada três meses ou quando as cerdas estiverem danificadas. Idealmente todos os meses, porque as bactérias acumulam-se e usar uma escova de dentes durante mais de três meses pode provocar problemas de saúde oral.

Toalhas

É muito importante lavar as toalhas com frequência. As toalhas de banho devem ser trocadas a cada 3 a 4 utilizações ou, no mínimo, uma vez por semana, e deve deixá-las penduradas para secar após cada banho (se puderem secar ao sol, melhor).

No caso das toalhas de rosto e mãos substitua-as todos os dias, principalmente se tem uma família grande. Elas ficam sujas rapidamente e acumulam humidade. Se se tratar de apenas uma ou duas pessoas, troque-as a cada três dias.

Maquilhagem

maquilhagem

Depende do produto, naturalmente, mas por norma deve ter mais cuidado com a maquilhagem líquida (rímel ou bases, por exemplo), onde facilmente se acumulam germes.

Por isso, troque de rímel a cada dois ou três meses e batom líquido e gloss com aplicador entre 6 a 12 meses. Com os produtos mais cremosos ou secos deve ter igualmente cuidados, mas estes poderão conservar-se por mais tempo, como por exemplo, lápis de olhos, base, sombra, blush e outros produtos em pó que poderão durar até 2 anos.

Almofadas

As almofadas devem ser lavadas com frequência e sugere-se ainda assim a sua substituição todos os anos ou pelo menos de dois em dois anos. As almofadas e travesseiros de penas e espuma sintéticos podem ser limpos em casa.

As almofadas são um habitat perfeito para bactérias e ácaros, uma vez que nelas se acumulam sujidade, oleosidade, saliva e pele morta que podem gerar irritações na pele ou acne, ou mesmo provocar alergias mais sérias em pessoas com rinite ou asma, por exemplo.

Colchão

colchão

As recomendações no caso do colchão vão para a sua substituição a cada 5 a 10 anos, sendo que este deve ser virado uma vez por ano, para que dure mais tempo, permita uma boa noite de sono, e para evitar alergias.

Lâminas de barbear

Mais uma vez, depende da lâmina e da utilização que lhe é dada, mas a indicação vai para um mês de utilização de uma lâmina de barbear descartável.

Esponjas de cozinha

As esponjas estão em contacto com muita sujidade, e por ficarem quase sempre molhadas, acumulam muitas bactérias. Por isso recomenda-se que sejam substituídas com muita frequência, mas pode começar por desinfetá-las todos os dias, deixando-as, por exemplo, em água e vinagre durante a noite.

Sapatilhas

sapatilhas

As sapatilhas, principalmente as de corrida, devem ser substituídas a cada três a seis meses, dependendo do uso que lhes é dado. As recomendações vão para que as sapatilhas de corrida sejam substituídas a cada 500 a 650 km, ou seja, um atleta que corra cerca de 50 km por semana deve trocar as sapatilhas a cada três meses.

Com o desgaste, as sapatilhas perdem a sua capacidade de amortecimento e são menos eficazes a absorver o impacto da aterragem de cada passo, logo, há mais força sobre os músculos, ossos e tendões, colocando-o em risco de lesões. Se não é um corredor ativo, substitua as suas sapatilhas a cada seis meses.

Outros objectos que deve limpar ou substituir regularmente

1. Escova do cabelo;

2. Pincéis e esponjas de maquilhagem;

3. Esponjas banho;

4. Cortinas das banheiras;

5. Tapetes de casa de banho;

6. Purificadores do ar;

7. Pneus;

8. Filtros de ar, água e ar condicionado.

Veja também: