Quando fazer a manutenção do ar condicionado?

Para conseguir a temperatura certa dentro do seu carro não falhe a manutenção do ar condicionado. Saiba quantas vezes por ano deve visitar o mecânico.

Quando fazer a manutenção do ar condicionado?
Ano a ano segue o ar condicionado sano.

As altas temperaturas pedem uma ida à praia e as temperaturas baixas uma ida à neve. Há opções, para o calor e para o frio em Portugal ou pode optar por outros países, contudo na viagem, por estranho que pareça, gostamos sempre de controlar as temperaturas e invertê-las: quando está calor gostamos do fresco e quando está frio adoramos o ar quente. Somos do contra no que concerne àquilo que é medido em graus Celsius em Portugal, mas que também se mede em graus Fahrenheit noutros locais.

Para nosso deleite temos o ar condicionado que nos permite ter o controlo das temperaturas, mas quando este aparelho falha, as viagens tornam-se insuportáveis, ou fechamos os vidros e temos o ambiente perfeito para uma sauna, ou então, com os vidros abertos, é impossível conversar. Desta forma, é importante que faça a manutenção do ar condicionado para que este não lhe falhe quando mais precisa dele.
 

Manutenção uma vez por ano

O exercício físico deve ser feito todos os dias, mas inevitavelmente uma a duas vezes por semana, a lavagem dos dentes deve ser feita três vezes por dia, no entanto esta pequena revisão deve ser feita apenas uma vez por ano.
Se não estiver com problemas - fugas ou maus cheiros - deve fazer a manutenção do ar condicionado, pelo menos, visite a oficina anualmente, contudo quando há problemas não adia a paragem nas boxes. Desta forma evita que os componentes se deteriorem e os maus cheiros se acumulem e intensifiquem.

Opte por fazer a manutenção do ar condicionado antes de haver grandes mudanças de temperatura, desta forma evita que, caso haja algum problema e tiver de esperar pela reparação, as viagens sejam tão desconfortáveis.

 

A manutenção

É-nos publicitado que a manutenção do ar condicionado consiste no carregamento do mesmo, no entanto, caso haja alguma fuga do gás é necessário reparar a origem do problema, ou seja, o carregamento consiste numa filtragem do gás utilizado. Este é retirado, passado por um filtro e reintroduzido no circuito, juntamente com a substituição do filtro do habitáculo. Poderá também fazer um tratamento anti-bacteriano no caso de haver maus odores. Mas este trabalho pode fazê-lo com as próprias mãos. Basta comprar uma lata de spray de limpeza para ar condicionado e seguir as instruções da lata. 

Lembre-se de ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana para que o circuito esteja oleado e assim evitar que as peças fiquem ressequidas e comecem a estalar. Desta forma faz com que a manutenção do ar condicionado seja apenas e só isso, uma manutenção, em vez de se transformar em reparação.


Veja também: