Quando mudar a correia de distribuição

Saiba quando mudar a correia de distribuição para evitar que o pior aconteça

Quando mudar a correia de distribuição
Não deixe que esta se rompa

Um Seguro Automóvel feito à sua medida!A correia de distribuição está localizada no motor, e é responsável pela coordenação entre várias peças, como os pistões e as válvulas. É algo que muitos condutores desconhecem, mas com funções essenciais ao funcionamento do carro, incluindo, por vezes, pôr a funcionar a bomba de água.
 

Quando é altura de mudar esta peça

 A correia de distribuição é uma peça que trabalha em constante tensão, apesar de ser facilmente a peça mais importante do motor. Esta é normalmente feita de borracha para ajudar a diminuir o ruído, mas existem carros que a têm de metal.

É difícil saber ao certo quando deve substituir a correia de distribuição, visto esta muitas vezes não dar qualquer sinal de que está prestes a romper. O habitual substituir entre 25,000 a 100,000 km dependendo do seu carro e do uso que lhe dá, ou de acordo com o número indicado para o seu veículo.

Sempre que substituir peças que impliquem a remoção da correia é aconselhável a substituição da mesma, pois uma correia que saiu e voltou a ser posta pode romper mais facilmente. Um exemplo será a substituição da bomba de água.

A única coisa que pode fazer para a correia não se desgastar rapidamente é manter o carro em bom estado, não abusar muito do motor e não bater com um martelo no capô.

 

Sinais a ter em conta

De maior confiança são os sinais visuais. Quando esta peça começa a ir abaixo, é possível ver-se, através da observação, desgaste excessivo, vestígios de óleo, e outros danos como rachas. Caso veja que algo se passa, não hesite em ir ao mecânico assim que possível – pode vir a salvar o seu motor.

Se reparar que o seu veículo está a beber demasiado combustível, que está a perder o desempenho, ou que está a vibrar demasiado, isto pode ser um problema na correia. Se notar algum destes sintomas, veja como está a peça e procure algum dos sinais visíveis. Em caso de dúvida, chateie o mecânico.

 

O que acontece se não a mudar?

Se decidir não mudar a correia de distribuição, na melhor das hipóteses, o motor do carro vai simplesmente deixar de funcionar e você vai ficar parado no meio da estrada. Na pior das hipóteses, algumas das peças descoordenadas do motor vão interferir umas com as outras, podendo chegar até a danificar o motor de forma irreparável.

Não custa assim tanto ir ao mecânico de vez em quando, e acaba por ficar muito mais barato do que ter de substituir o motor depois de este ir à vida por causa da correia. A prevenção é a sua melhor solução.
 

Previna-se com um Seguro Automóvel personalizado. Faça aqui a simulação.


Veja também: