Vai planear o seu casamento? Nós damos uma ajuda!

Receba as melhores dicas no seu email e tenha um dia de sonho

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber!

Quanto custa casar?

Se está noivo, "quanto custa casar" é a pergunta que anda a assombrar os seus sonhos. É possível casar com pouco dinheiro mas saiba quais os valores envolvidos.

Quanto custa casar?
Se está a pensar casar, faça as contas.

Quanto custa casar é uma pergunta que pode ter muitas respostas. Nos últimos anos, a indústria dos casamentos sofreu uma evolução enorme que fez duas coisas pelos noivos portugueses: deu-lhes mais oferta e livrou-os da obrigação de um casamento tradicional. 

Há meia dúzia de anos, fazer um casamento mais pequeno não era visto com bons olhos. Era uma coisa pobrezinha, a remediar e que ecoaria nos ouvidos do casal, como o maior desgosto que deram à família, de todas as vezes que encontrassem aquela tia da aldeia (ou da cidade!).

Agora, com toda a inspiração que nos tem chegado e o salto que, fruto disso, se sentiu na oferta no mercado, com poucos euros, é possível fazer a mais bonita das festas de casamento. Mas para quem está indeciso sobre se opta pelo casamento intimista ou pelo tradicional, apresentamos de seguida a verdade sobre quanto custa casar.

 

Afinal, quanto custa um casamento?

Antes de avançar para o detalhe, avançamos já com a notícia mais dolorosa: um casamento tradicional, à grande e à portuguesa, custa entre os 20 mil e os 25 mil euros. E, na verdade, estamos a fazer as contas por baixo, sem considerar vestidos de assinatura, sumptuosos serviços de catering, os fornecedores mais cotados da praça ou uma mão cheia de extravagâncias.

 

Copo de água

Copo de água

Começamos pela maior fatia do orçamento, o copo-de-água, cujo custo deriva, essencialmente, do número de convidados. Um bom espaço, com um bom serviço de catering e uma ementa sem falhas, pode ficar entre os 75 e os 100 euros por pessoa. 

Naturalmente, existe oferta para valores inferiores e há quintas que por 75 euros incluem catering, decoração, animação, babysitting e uma quantidade insana de comida em pacotes que se podem chamar, tudo mas tudo incluído. São verdadeiros achados que, normalmente, implicam lista de espera de dois anos. 

 

Fotografia e filme

Fotografia e filme

Hoje em dia, estes serviços já são independentes ainda que, por vezes, alguns profissionais estabeleçam parcerias para oferecer um pacote. Na nossa opinião, logo a seguir ao catering, é a fatia do orçamento onde não convém poupar. Acredite quando lhe dizemos que as fotografias e o filme são as únicas memórias que vai ter de um dos dias mais especiais da sua vida, não abdique de nenhum e escolha profissionais de qualidade que podem custar, no total, cerca de 3000 euros. 

 

Animação

Animação

Claro que pode levar o computador, umas colunas e a sua melhor playlist do Spotify mas se contratar os serviços de um DJ ou de uma banda, é certo que o efeito será mais animado e variado. Estes profissionais conseguem pôr todos os convidados a mexer, mesmo aquele primo que nunca quer dançar porque tem dois pés esquerdos.

A coisa fica mais barata se preferir um DJ, ainda assim, os valores começam entre os 500 e os 600 euros. Já uma banda, é um pouco mais cara com preços muito perto dos 1000 euros. 

 

Vestido, fato e acessórios

Vestido de noiva

Um vestido de noiva pode ficar por uma quantia absolutamente criminosa com valores muito acima dos 5000 euros. Pode ser um exagero, considerando que nunca mais o vai vestir e que, quem compra um vestido deste valor, também não o tenciona vender, porém, cada uma sabe dos seus sonhos. 

No que diz respeito ao vestido, ainda que o preço médio ronde os 1000 e os 2500 euros, é muito fácil encontrar o vestido dos seus sonhos por muito menos dinheiro. Para isso, não deixe de espreitar as lojas de noivas multimarca da sua cidade porque vai ser surpreendida. Já o homem, tem mais sorte! Em qualquer loja de roupa masculina encontra fatos de qualidade por menos de 300 euros.

 

Convites e lembranças

Convites e lembranças

Confessamos que não somos os maiores fãs de lembranças de casamento e, o mais certo, é que os seus convidados pensem o mesmo. É um valor que pode poupar e livra a casa dos seus familiares e amigos de mais tralha. Mas se fizer mesmo muita questão, ofereça qualquer coisa útil como um sabonete perfumado básico, embrulhado num papel bonito e não gasta mais de 80 euros no total. Quanto aos convites, design e impressão podem ficar entre os 140 e os 300 euros. 

 

Lua de mel

Lua de mel

É a cereja em cima do bolo: uma semana longe de tudo, só para namorar, relaxar e divertir-se na companhia da sua pessoa preferida. Pode é ficar bastante cara mas encontra boas ofertas, um pouco por toda a Europa a preços muito simpáticos. Um cruzeiro no mediterrâneo ronda, ao casal, os 1900 euros mas se preferir destinos como Nova Iorque ou Bali, conte com valores entre os 3000 e os 5000 euros. Consulte as nossas dicas para uma lua de mel low cost.

 

Cerimónias

Cerimónias

Seja cerimónia civil ou religiosa, há valores a pagar nos dois casos. Na cerimónia civil, os valores variam entre 120 e 200 euros, dependendo se faz parte de uma cerimónia religiosa ou se será celebrado fora da conservatória. No caso do casamento religioso, depende da sua religião e da zona em que vive mas deve rondar os 100 euros. 

 

Outras despesas

Para além destas fatias mais gordas, há outras despesas que deve considerar. Acessórios, sapatos, lingerie e flores para ambos pode custar entre 300 e 500 euros. Tratamentos de beleza, como depilação, pedicura, manicura e massagem pode chegar aos 100 euros. A maquilhagem para a noiva, mães e madrinhas pode ser cerca de 200 euros ou mais.

Convém não esquecer as alianças cujos preços começam ali pelos 450 euros e podem atingir somas inimagináveis como, por exemplo, 2000 euros por cada uma. O nosso conselho: peça orçamentos aos ourives da sua terra e vai ser surpreendido com a gigante diferença de preços. 

A decoração da igreja pode ficar entre os 300 e os 2000 euros, dependendo do tipo de flor escolhido e da quantidade. Ainda na cerimónia religiosa, vai mesmo precisar de música e, dependendo do estilo, do número de participantes e de instrumentos, pode custar-lhe entre 150 e 600 euros.

Se optar por fazer a decoração da quinta à parte, conte com um investimento que pode variar entre os 1000 e os 2500 euros. 


Veja também: