Saiba quanto custa desbloquear um telemóvel

Se quer saber quanto custa desbloquear um telemóvel, este artigo é para si. Dizemos-lhe quais as contas a fazer para descobrir o valor a pagar.

Saiba quanto custa desbloquear um telemóvel
Saiba qual a equação a fazer

Com a constante (e agressiva) evolução tecnológica, é bastante comum a troca regular dos equipamentos móveis. Desta vez, também trocou de operadora mas não quer desfazer-se do seu smartphone. Hoje em dia, é cada vez mais fácil fazer este tipo de operações. Saiba quanto custa desbloquear um telemóvel.

A vida dos consumidores portugueses ficou facilitada quando, em agosto de 2010, entrou em vigor Decreto-Lei nº 56/2010 de 1 de junho, que estabeleceu as regras a serem seguidas pelas operadoras portuguesas para o desbloqueio dos equipamentos móveis.

Se quer saber quanto custa desbloquear um telemóvel também deve saber quais as condições estabelecidas pela legislação em vigor.

Desbloquear o telemóvel: o essencial


Com este decreto-lei, os períodos de fidelização passaram a ser fixados até um período máximo de 24 meses. Findo o período de fidelização, o desbloqueio é totalmente gratuito, independentemente do equipamento.

Este decreto-lei estabelece ainda o prazo útil para o desbloqueio do telemóvel: 5 dias úteis a contar a partir do momento da sua solicitação.

Quanto custa desbloquear um telemóvel?

Para que não restem dúvidas, os valores aplicados pelas operadoras móveis portuguesas é exatamente o mesmo porque a legislação definiu uma forma de cálculo universal.

  • Telemóveis com fidelização: preço do telemóvel bloqueado x 1,25 – preço pago;
  • Telemóveis sem fidelização: preço do telemóvel bloqueado x 1,25.

Esta é a regra seguida pelas operadoras. Ainda assim, existem mais alguns valores a considerar no caso do desbloqueio dos telemóveis dentro do prazo de fidelização.

Assim sendo, os valores são os seguintes:

  • 6 primeiros meses de fidelização:  100% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • 7-12 meses da fidelização: 80% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • 12-24 meses da fidelização: 50% do preço do telemóvel na data em que o comprou;
  • Depois dos 24 meses de fidelização: gratuito.

 

smartphone

Quanto custa desbloquear um telemóvel, de acordo com cada operadora

A legislação acima descrita é seguida por todas as operadoras móveis portuguesas, mas vale a pena conferir todas as condições de desbloqueio.

A Vodafone disponibiliza uma linha de apoio gratuita para o desbloqueio de telemóveis através do número 12711. Pode, ainda, conferir todos os detalhes dos preços neste link.

Para os clientes da NOS, este é o link com as condições especiais desta operação.

Já os clientes MEO podem consultar todos os detalhes desta operação através deste link (e podem até efetuar uma simulação para saberem o preço do desbloqueio).

Desbloqueio de novos equipamentos é gratuito

Para quem compra equipamentos móveis nas operadoras NOS e MEO, o desbloqueio é totalmente gratuito. No caso da MEO, o desbloqueio dos seus equipamentos é totalmente gratuito para os equipamentos comprados desde o dia 16 de junho de 2016. No caso da NOS, a mesma circunstância aplica-se desde 4 de julho do ano passado.

Por enquanto, a Vodafone ainda não seguiu o modelo das outras operadoras móveis nacionais e não se sabe se fará o mesmo nos próximos tempos.

Veja também: