Quanto custa fazer Erasmus? Saiba como fazer as contas

Quer saber quanto custa fazer Erasmus? A resposta não é simples mas podemos ajudá-lo a fazer as contas e a chegar à sua resposta.

Quanto custa fazer Erasmus? Saiba como fazer as contas
Saiba com o que pode contar

A opinião é unânime: fazer Erasmus é uma experiência incrível, capaz de alargar horizontes e, em alguns casos, fulcral para mudar mentalidades e métodos de estudo e de trabalho. Mas tudo isto tem custos. Afinal de contas, quanto custa fazer Erasmus?

Fatores a considerar para saber quanto custa fazer Erasmus


Qualquer estudante que queira passar uma temporada no estrangeiro tem de ter em conta diversos fatores.

  • Custo de vida no país de Erasmus;
  • Custo das viagens;
  • Despesas diárias;
  • Aluguer de quarto ou casa.

Todos estes são fatores importantes e ajudam a tomar decisões, já que as bolsas Erasmus não cobrem todas as despesas nem são atribuídas a todos os alunos que embarcam neste programa internacional.

Bolsa Erasmus

Quanto custa fazer Erasmus? Esta é uma pergunta com respostas distintas: só na Europa, o custo de vida varia bastante de país para país.

Os estudantes que tenham direito à bolsa Erasmus recebem um valor fixo por cada mês que estejam fora do país de origem. Esse valor é tabulado em três grupos:

a) Grupo 1 – Países com custo de vida elevado: Áustria, Dinamarca, França, Finlândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Noruega, Reino Unido, Suécia;

b) Grupo 2 – Países com custo de vida médio: Alemanha, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Holanda, Islândia, Luxemburgo, Portugal, República Checa, Turquia;

c) Grupo 3 – Países com custo de vida mais baixo: Bulgária, Eslováquia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia, República da Macedónia.

Os valores mensais para o corrente ano letivo (2017/2018) são os seguintes:

País de origem Mobilidade para estudo Mobilidade para estágio Mobilidade para estudos ou estágios (Regiões Autónomas da Madeira e Açores)
Grupo 1 300 euros 400 euros 750 euros
Grupo 2 250 euros 350 euros 700 euros
Grupo 3 200 euros 300 euros 650 euros

 

Assim sendo, é fácil perceber que o valor da bolsa não servirá para cobrir as despesas totais do período Erasmus, logo, é necessário fazer bem as contas antes de embarcar nesta aventura.

Como fazer as contas para saber quanto custa fazer Erasmus

Para saber quanto custa fazer Erasmus é necessário perceber qual o custo de vida do país em questão (preço do aluguer mensal do quarto/casa), sem esquecer de adicionar os valores que serão gastos em supermercado, viagens e contas (luz e água, por exemplo).

Os valores podem rondar várias centenas de euros e até ultrapassar a barreira do milhar de euros por mês.

Fazer Erasmus não é barato e todas as decisões devem ser bem ponderadas. Uma rápida pesquisa nos motores de busca vai permitir encontrar os valores das rendas nos diversos países.

Com todas as contas feitas e depois de saber quanto custa fazer Erasmus no seu país de sonho, não se esqueça de cumprir os prazos de inscrição na bolsa e no programa Erasmus. Informe-se junto dos serviços administrativos da sua universidade e não deixe escapar esta oportunidade capaz de mudar a sua vida.

Veja também: