Publicidade:

Quanto custa fazer uma app?

Gostava de criar uma aplicação para dispositivos móveis, mas não sabe quanto pode ter que pagar? Leia este artigo e saiba quanto custa fazer uma app.

Quanto custa fazer uma app?
Conheça os valores aproximados para fazer uma app

Se quer desenvolver uma aplicação, o importante é ter a ideia e saber bem quais os objetivos. Para ter um orçamento e um valor total de quanto custa fazer uma app, tem de saber exatamente o que pretende. Quer uma app em português e em inglês? Vai ter um login para os utilizadores? Vamos por partes.

Aspetos a considerar para saber quanto custa fazer uma app

Tudo irá depender da complexidade do que quer desenvolver e do tempo que irá demorar a ser feito por parte da equipa que contratar. Por trás da criação de uma app, está o trabalho de programadores e designers. Já pensou no valor que está disposto a pagar?

Tenha em conta alguns destes fatores que influenciam o orçamento.

Sistema operativo

quanto custa fazer uma app

O valor pode variar de sistema operativo para sistema operativo. Em termos de programação, é diferente criar uma aplicação para Android e criar uma para o iOS, ou seja, para um iPhone ou iPad. Quer que a app dê para estes dois tipos de sistemas e até para Windows Phone? Então o valor a pagar será maior.

Design da aplicação móvel

Neste caso, é importante definir se quer uma aplicação com interface simples, se pretende uma aplicação personalizada ou se não quer nenhum tipo de design específico.

Login

Vai precisar de login para os utilizadores? Que tipo de login pretende? Quer utilizar a entrada através da conta de e-mail ou através das redes sociais? O tipo que pretender vai fazer variar o valor devido ao trabalho de programação. Neste caso ficaria mais caro fazer o login através do perfil do Facebook ou do Twitter em comparação com o e-mail.

Outro fator que vai influenciar é a possibilidade de os utilizadores poderem ou não criar perfis pessoais.

Idiomas

Se a aplicação for só em português, fica mais barato. Se quiser em português e em inglês o valor encarece, aumentando ainda mais se pretende ter a aplicação em vários idiomas.

Ícone da aplicação

quanto custa fazer uma app

Quer um ícone bonito para a sua aplicação? Implica mais trabalho de design e faz com que o custo de fazer uma app aumente.

Ligação a um website

Já tem o seu próprio website e quer que a aplicação esteja ligada a ele? Nesse caso, terá de ser criada uma API (Application Programming Interface), ou seja, uma interface de programação de aplicativos, o que fica mais caro. Este tipo de programação vai permitir à sua app saber que deve fazer, num determinado momento, ligação ao website e aos seus conteúdos.

Afinal de contas, quanto custa fazer uma app?

quanto custa fazer uma app

Como vimos, o valor final vai depender muito dos fatores que referimos acima e ainda do número de horas de trabalho da equipa contratada e dos recursos necessários para fazer a app. Por isso, em termos genéricos, uma aplicação para dispositivos móveis pode custar entre 4.000€ e 20.000€.

Em Portugal, existem várias empresas que desenvolvem aplicações móveis, pelo que pode solicitar orçamentos mediante aquilo que pretende fazer.

No entanto, tendo em conta os seus objetivos com a criação de uma app e o valor que quer gastar, pode também tentar recorrer a sites para desenvolvimento de aplicações com versões gratuitas ou de valor bastante mais baixo do que o apresentado. Podem, contudo, não ser tão personalizáveis, nem ter todas as funcionalidades pretendidas. Alguns exemplos são o Shoutem (com versão para experimental gratuita) e o AppMachine.

Veja também: