Publicidade:

Quanto custa mudar óleo e filtro?

É recomendado pelos mecânicos fazer a manutenção do óleo e do filtro regularmente. Sabe quanto custa mudar óleo e filtro do automóvel?

Quanto custa mudar óleo e filtro?
Quanto custa manter a “saúde” automóvel

A mudança de óleo é algo essencial na manutenção do seu automóvel. É uma das principais formas de preservar o motor do carro durante mais tempo. Com a mudança de óleo, mude também o filtro. Quer o faça no mecânico, quer tente fazê-lo em casa, sabe quanto custa mudar óleo e filtro do automóvel?

A razão para mudar o óleo é a perda de viscosidade do mesmo. A viscosidade é uma propriedade importante, porque é que ajuda a reduzir o atrito e a agilizar os movimentos dos componentes internos do motor. A viscosidade vai-se perdendo à medida que os quilómetros são percorridos. Os valores são variados: alguns chegam aos 5 mil quilómetros, outros aos 10 mil. Consulte o seu mecânico ou verifique esta informação na embalagem.

ALt quanto custa mudar oleo e filtro

Quanto custa mudar óleo e filtro: é preciso ir ao mecânico?

Tendo em conta as informações do manual do seu automóvel, e se já tiver alguns conhecimentos básicos de mecânica e o espaço e ferramentas para isso, pode tentar mudar óleo e filtro você mesmo.

É importante tentar usar sempre um tipo de óleo e filtro compatíveis com o seu motor, assegure-se disso. Diferentes óleos podem ter viscosidades distintas e variam também de acordo com o tipo de combustível consumido pelo motor. No que toca a filtros, os preços variam entre os 5 e os 10 euros, em média. Um garrafão de 4 ou 5 litros de óleo (de marca Castrol, Mobil, Repsol – para nomear as mais conhecidas) varia entre os 20 e os 30 euros.

Alguns óleos podem ser mais caros. Depende tudo do tipo de motor e da própria idade do automóvel.

Mudar óleo e filtro: preços

São muitas as grandes empresas distribuídas pelo país que fazem mudanças de filtro e óleo: Norauto, Midas, Feu Vert etc. Pode ir diretamente a uma oficina da marca do seu veículo ou ao mecânico habitual perceber quanto custa mudar óleo e filtro.

Algumas oficinas apresentam pacotes de revisão intermédia, em que lhe oferecem o serviço básico de mudança de óleo e filtro. Noutros, acrescentam além disto, outros serviços como substituição das pastilhas dos travões, mudança do filtro de ar, alinhamento de direção etc.

Normalmente o preço da mão de obra fica entre os 25 e os 35 euros, acrescentando o preço do óleo e filtro escolhidos. Nestes moldes, considerando o custo do óleo nos 25 euros e o filtro nos 5, esta manutenção pode ficar a rondar os 70/80 euros. Tudo depende do óleo que selecionar. Aconselhe-se junto da marca ou de uma oficina de confiança antes de o fazer. Escolher mal o óleo e/ou filtro podem ter consequências graves para a “saúde” do seu automóvel.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: