Quanto custa um contabilista?

Acha que precisa de um profissional mas não sabe quanto custa um contabilista ou por onde começar? Nós ajudamos.

Quanto custa um contabilista?
Saiba como organizar as finanças

Saber quanto custa um contabilista pode ser a chave do sucesso financeiro de qualquer negócio.

Um contabilista é o responsável pela supervisão e organização dos serviços de contabilidade de uma instituição e as suas responsabilidades podem incluir a gestão orçamental, o controlo dos meios financeiros internos e a auditoria. São eles que lidam com os processos de financiamento e tratam das obrigações fiscais junto do Estado.

Ter um contabilista pode ser obrigatório ou não.

Caso possua uma empresa constituída por sociedade, e optar pelo regime de contabilidade organizada, ter um contabilista é obrigatório. Se este não é o seu caso, e optou pelo regime simplificado, fique tranquilo: em princípio não precisa saber quanto custa um contabilista.

Num regime de contabilidade organizada, mais vantajoso do ponto de vista financeiro pois permite a apuração do lucro e do prejuízo com extremo rigor, a empresa, ou o sujeito passivo, é obrigada a contratar um Contabilista Certificado.

Este é o responsável por submeter todas as declarações fiscais da empresa, e o valor da sua contratação pode também ser deduzido em IRS.

trabalho

Mas afinal, quanto custa um contabilista?

Uma pesquisa rápida na internet sugere que o preço a ser pago pelos serviços de um contabilista começa em valores como os 50 euros mensais.

As empresas de consultoria e contabilidade estabelecem valores médios:

  • Para um empresário startup: 150 euros por mês
  • Para pequenas e médias empresas: 300 euros por mês
  • Para grandes empresas: 400 euros por mês
  • Para a elaboração de projetos de investimento (valor por projeto): entre 500 euros e 2.500 euros
  • Por dia de trabalho extra: 200 euros
  • Para a elaboração de um plano de negócios: a partir de 250 euros

Saber quanto custa um contabilista é essencial para o organograma financeiro de qualquer empresa, por isso não deixe de pesquisar valores e referências.

Quem pode ser Contabilista Certificado?

Todos os cidadãos portugueses, ou de qualquer Estado-membro da União Europeia, que possuam habilitação académica de licenciatura ou superior em estabelecimento criado nos termos da lei e reconhecido pela Ordem como adequada para o exercício da profissão; que tenham efetuado estágio profissional ou curricular; e que obtenham a aprovação em exame profissional, em língua portuguesa ou noutra língua oficial da União Europeia, a ser definida pela Ordem.

Por isso, se pensa em contratar o serviço de um contabilista, certifique-se de que é devidamente autorizado a exercer o ofício.

Veja também: