Saiba quanto ganha um YouTuber

Com o sucesso do YouTube, surgiram os YouTubers: pessoas que se dedicam a criar vídeos para esta plataforma. Descubra quanto ganha um YouTuber.

Saiba quanto ganha um YouTuber
Quanto ganha, afinal, um YouTuber por mês?

O YouTube foi criado em 2005 e desde então a sua popularidade não tem parado de aumentar. É o site onde se vai para ver vídeos seja do que for e para ouvir música, por exemplo.

Um YouTuber é uma pessoa que cria vídeos que depois os carrega para o YouTube, em muitos casos, fazendo dinheiro com isso. Mas, afinal, quanto ganha um YouTuber?

Não é fácil dar uma resposta exata, pois há muitas formas diferentes de ganhar dinheiro no YouTube. Mas vamos perceber melhor.

Quanto ganha um YouTuber bem-sucedido

A popularidade do YouTube tem crescido tanto que muita gente se demitiu dos seus empregos para ser YouTuber a tempo inteiro, dedicando-se a criar conteúdo para o seu canal.

A diferença de salários entre Olga Kay e PewDiePie, dois dos YouTubers mais famosos do mundo, é grande, mas é o suficiente para mostrar quanto dinheiro se pode fazer com esta profissão.

Se os vídeos de um YouTuber atraírem, regularmente, mais do que mil visitantes, este pode fazer dinheiro com o seu canal através de anúncios. Os anunciantes vão pagar ao YouTube para que a sua publicidade apareça antes dos vídeos mais populares.

Os YouTubers mais bem-sucedidos registam milhões de visualizações e a sua popularidade faz com que ganhem dinheiro com anúncios. Estima-se que os YouTubers ganham 55% do valor pago pelos anunciantes ao YouTube.

O sistema de anúncios do YouTube é operacionalizado pelo AdSense. Funciona através de CPM (cost per mile), o que significa dinheiro por visualizações, com base no país de origem, tipo de vídeos, número de visitantes e país dos visitantes.

Por exemplo, um YouTuber dos EUA ou do Reino Unido vai ganhar sempre mais do que alguém que esteja num país em desenvolvimento.

youtube

Mas voltando aos YouTubers com mais sucesso: PewDiePie tem cerca de 53 milhões de subscritores, ganhando, em média 7,6 dólares a cada mil visualizações. O seu canal tem 15,998,497,536 visualizações (a aumentar continuamente). Este YouTuber já ganhou cerca de 121 milhões de dólares desde que começou a criar conteúdo, em 2010. De acordo com o Social Blade, por mês, ganha entre 40 mil e 640 mil dólares.

Olga Kay, outra YouTuber de destaque, tem cerca de 800 mil subscritores e 67,259,230 (a aumentar continuamente), ganhando 5 dólares por cada mil visualizações. Desde que começou o seu canal, em 2006, amealhou 335 mil dólares. Por mês, ganha entre 26 mil e 411 mil dólares.

Quanto ganham os YouTubers portugueses mais bem-sucedidos

Em Portugal, também existem YouTubers a fazer muito dinheiro. Os três mais bem-sucedidos, segundo o Social Blade, são SirKazzio, Fer0m0nas e D4arkFrame.

SirKazzio tem cerca de 4,5 milhões de subscritores, ganhando entre 4500 e 72,500 euros por mês.

O segundo nome da lista, Fer0m0nas, regista ganhos mensais entre os 1200 e os 18,700 euros, num canal com cerca de três de milhões de subscritores.

Finalmente, D4rkFrame, tem quase 2 milhões de subscritores e amealha entre 3900 a 61 mil euros mensais.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.