Publicidade:

Quanto tempo demora a pílula a fazer efeito? Saiba isso e muito mais

Para quem quer prevenir uma gravidez, é importante saber quanto tempo demora a pílula a fazer efeito. Damos-lhe ainda outras informações importantes.

Quanto tempo demora a pílula a fazer efeito? Saiba isso e muito mais
A pílula é dos métodos contracetivos mais comuns

Muitas mulheres se questionam sobre quanto tempo demora a pílula a fazer efeito. Neste artigo, respondemos a essa questão e destacamos ainda outras informações importantes sobre um dos métodos contracetivos mais comuns entre as mulheres.

Quanto tempo demora a pílula a fazer efeito?

A pílula é um método contracetivo feminino de toma diária. A sua eficácia é de 99%, daí que seja tomada por tantas jovens e mulheres adultas por todo o mundo.

O principal motivo pelo qual a pílula é tomada é a prevenção da gravidez, por isso todas as mulheres que a tomam querem saber quanto tempo demora a pílula a fazer efeito.

A pílula começa a fazer efeito assim que a começa a tomar, desde que inicie no primeiro dia de menstruação. Porém, se se esquecer de tomar a pílula algum dia, convém usar métodos contracetivos adicionais nos 7 dias seguinte porque o seu efeito pode ter ficado comprometido. De qualquer forma, convém sempre ler a bula do medicamento e falar sobre o assunto com o seu médico, não vá a sua pílula ter alguma característica diferente.

Outras características da pílula

Não interessa apenas saber quanto tempo demora a pílula a fazer efeito. A pílula tem um propósito principal, mas acaba por ter outras vantagens. Seguem algumas características e pontos a ter em atenção relativamente a este método contracetivo tão comum.

Tratamento do acne

acne

Muitos médicos aconselham a toma da pílula a mulheres que sofram de acne, uma vez que a pílula é uma forma de ajudar a regular as hormonas, responsável por este problema que ataca, essencialmente, os adolescentes.

Se quer saber quanto tempo demora a pílula a fazer efeito no tratamento do acne, prepare-se, porque não é automático. A média ronda os 3 a 4 meses, mas pode levar até 1 ano. E se para algumas mulheres a pílula por si só ajuda a controlar o acne, noutros casos não é suficiente.

Controlo da menstruação

Muitas adolescentes, quando começam a menstruar, são irregulares. Outras mulheres, tanto adolescentes como adultas, sofrem com muitas dores na altura da menstruação. Nesses casos, é comum que haja uma indicação médica para que tomem a pílula, que ajuda a regular a menstruação e a reduzir as dores e mal-estar físico, assim como reduzem o fluxo menstrual.

Toma com antibióticos

Excetuando os antibióticos indutores das enzimas como a rimfapicina, não há evidências científicas que provem que a toma de antibióticos interfira com a ação da pílula, apesar de muitas pessoas acharem que sim.

Doenças sexualmente transmissíveis

condom preservativo

É importante ter consciência de que a pílula não protege das doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, se não sabe se o seu parceiro sexual é portador de alguma doença, use o preservativo.

Consulta do médico

As pílulas têm características diferentes e nem todas as mulheres se dão bem com todas as marcas. E há mesmo mulheres a quem, por diversos motivos, pode ser desaconselhada a toma da pílula. Por isso, não decida sozinha que pílula tomar. Consulte sempre o seu médico, quer queira começar ou deixar de tomar a pílula.

Pausas

Nada indica que fazer pausas de algum tempo mais prolongado na pílula traga algum benefício. Há até pílulas ininterruptas, ou seja, que são tomadas de seguida, sem os 7 dias de paragem.

Quanto às pílulas “normais”, em que se faz a paragem de 7 dias, não precisa de usar um método contracetivo extra nesse espaço de tempo, desde que a última carteira de pílulas tenha sido tomada sem falhas.

Esquecimentos

Se se esquecer de tomar a pílula, tome-a na mesma se tiverem passado apenas 12 horas desde a hora em que o devia ter feito. Se tiverem passado mais de 12 horas a sua eficácia está comprometida e deve ler as indicações da pílula que está a tomar.

E quanto tempo demora a pílula a fazer efeito novamente? Em princípio, o esquecimento de apenas um comprimido não é grave. Mas convém evitar e usar métodos contracetivos adicionais.

Engravidar

gravida pregnant

Tomar a pílula por muito tempo não dificuldade uma gravidez depois de deixar o medicamento, por isso não tenha receio. Enquanto não pretender engravidar, não tenha medo de futuras consequências e tome a pílula sem grandes preocupações.

Veja também: