8 segredos para um quarto livre de stress

Saiba tudo o que precisa de fazer para ter um quarto livre de stress. As suas noites nunca mais serão as mesmas, pelas melhores razões.

8 segredos para um quarto livre de stress
Depois de pôr em prática estas dicas, o seu quarto será o seu santuário

Depois de um longo dia de trabalho ou de um dia de lazer (sim, porque esses também cansam), o seu quarto é o se refúgio. Afinal de contas, é aqui que pode relaxar e descansar, para recuperar as energias. Daí a importância de um quarto livre de stress.

Ainda que possa pensar que não, a decoração e a organização do seu quarto desempenham um papel preponderante nesta “missão” de relaxamento e descanso. Tralhas acumuladas, roupa fora do sítio, mobília que não está de acordo com o seu gosto, uma decoração impessoal e outros detalhes semelhantes podem estar a perturbar o seu repouso e até a criar más energias. Portanto, dê a si mesmo a tarefa de tornar o ambiente mais agradável e crie um quarto livre de stress. Veja as nossas dicas.

8 dicas para criar um quarto livre de stress

1. A cama

A cama

Escolher a cama certa é o primeiro passo para um quarto livre de stress. Optar por uma cama com tamanho certo é essencial para garantir que dorme descansadamente. Opte por uma cama com 1,60m para garantir que tem espaço mais do que suficiente para circular em todos os sentidos (são necessários pelo menos 60 cm). Claro que quando falamos na cama, não falamos apenas na estrutura, mas também nos acessórios que a completam, como o colchão, que desempenha um papel fundamental na qualidade do seu sono.

2. A roupa da cama ideal para uma boa noite de sono

Tal como o colchão, também os lençóis e a roupa de cama têm um papel central na qualidade do seu descanso, por isso, é importante que escolha materiais de qualidade. Algodão ou fibra natural são os mais aconselháveis. Além da qualidade dos tecidos escolhidos, é importante que tenha em atenção a harmonia entre os diversos elementos (cores, padrões e texturas) que compõem a decoração do seu quarto. Quanto mais consonante for a decoração maior será a sua satisfação com o espaço envolvente e mais relaxado se vai sentir quando estiver neste que se pretende que seja o seu refúgio.

3. Os elementos decorativos

Este é um daqueles casos em que “less is more”. Um quarto livre de stress é um quarto clean e livre, sem exageros. Evite decorações pesadas ou espaços sobrecarregados. Algumas fotos, um espelho e alguns elementos adicionais podem compor o espaço, mas tudo o que é demais é exagero. Uma decoração minimalista vai criar menos distrações e vai propiciar o seu descanso.

4. Cortinados amigos da luz natural

Cortinados

É normal que goste de bloquear a luz para dormir (e bem, porque contribui para uma melhor qualidade do sono), mas durante o dia é importante que deixe entrar a luz natural. Por isso, opte por cortinados de tecidos leves e tons claros. Desta forma aproveita a luz do dia, sempre que possível, mas preserva a sua privacidade.

5. Os acessórios em simetria

Para um quarto livre de stress, a simetria pode ser uma boa ajuda. Portanto, na sua decoração aposte em elementos colocados em perfeita harmonia. A sua cama deve ser o ponto focal, rodeado de mesinhas de cabeceira, lâmpadas ou candeeiros e molduras idênticos e colocados simetricamente. Além disso, pode apostar em plantas de interior e óleos essenciais, cujas propriedades o ajudem a relaxar e a dormir melhor.

6. A iluminação perfeita

iluminação para o quarto

Já aqui falamos da importância de escolher a iluminação adequada para cada divisão da casa. E esta também pode ajudar a criar um quarto livre de stress. Aposte num foco de luz central para criar iluminação ambiente, mas não se esqueça de criar pontos de luz adicionais, nas mesinhas de cabeceira ou cómoda.

7. Cores calmantes são um must-have

Antes de se aventurar a pintar o quarto com cores tendência e/ou fortes, lembre-se que este é um espaço para descansar e relaxar e não para fazer uma festa. Por isso, opte por cores suaves e neutras. Estes tons mais amenos vão potenciar uma sensação de tranquilidade, calma e sossego, que em muito vão ajudar para que tenha uma boa noite de sono.

8. Mantenha tudo organizado

Num espaço organizado será difícil existir stress, por isso é importante que mantenha tudo em ordem no seu quarto. Tire alguns minutos de manhã para fazer a cama antes de sair de casa e mantenha tudo organizado nos seus armários e gavetas. É meio caminho andado para se sentir mais tranquilo neste espaço.

Se segredos havia para ter um quarto livre de stress, deixaram de haver. E se precisa de mais ajuda, que tal usar o infográfico criado pelo site Amara com todas as dicas para um quarto onde reina a tranquilidade.

AmaraAmaraAmaraAmaraAmaraAmaraAmaraFonte: Amara

Veja também: