Que línguas estrangeiras devem as crianças aprender?

O domínio de línguas estrangeiras é essencial para conseguir uma carreira de sucesso. Mas quais são, afinal, as línguas que as crianças devem aprender?

Que línguas estrangeiras devem as crianças aprender?
Prepare o futuro dos seus filhos

Está cientificamente provado que no período entre os dois e quatro anos de idade o cérebro das crianças está especialmente capacitado para a aprendizagem de uma linguagem.

Mas se pensa que a língua materna é a única que as crianças desta idade conseguem aprender, desengane-se: os seus filhos são capazes, e segundo alguns especialistas, devem, dominar outras línguas estrangeiras.

Línguas estrangeiras: um investimento no futuro dos seus filhos

aprender linguas

Existe um momento crítico, durante o desenvolvimento do cérebro da criança, em que a influência exterior sobre as habilidades cognitivas é elevado. Logo, a imersão de crianças num ambiente bilíngue, antes dos quatro anos de idade, mune-as com capacidade para serem fluentes em mais do que um idioma.

Não se espera, evidentemente, que a criança domine uma língua estrangeira por completo numa idade tão tenra, contudo, esta é a idade em que pode lançar as bases para uma aprendizagem sólida das línguas estrangeiras no futuro.

Quais as melhores línguas para as crianças aprenderem?

Se a língua materna da sua criança é a portuguesa, saiba que esta já leva consigo uma grande vantagem competitiva, uma vez que o português é uma das línguas mais faladas no mundo.

Acrescente-lhe o inglês, praticamente obrigatório em qualquer contexto profissional atual, o francês ou o alemão, e o seu filho conseguirá ingressar no mercado de trabalho europeu com facilidade.

Se o objetivo é sair da Europa, o espanhol – para o mercado da América Latina – e o mandarim são apostas fortes.

Quais os benefícios de aprender línguas estrangeiras?

A aprendizagem de línguas é extremamente benéfica para o desenvolvimento das crianças e é um investimento no futuro. Crianças que estão expostas a diferentes línguas tornam-se mais conscientes de diferentes culturas, outras pessoas e outros pontos de vista.

Este enriquecimento cultural vai-lhes ser muito útil para o seu desenvolvimento. Está provado que a aprendizagem de línguas estrangeiras melhora a atenção, aumenta a capacidade para realizar múltiplas tarefas em simultâneo, trabalha a capacidade de memorização.

Tendo isto em conta, falta agora saber onde podem os seus filhos aprender um idioma estrangeiro.

Onde aprender línguas estrangeiras?

Com tanta oferta, pode ser difícil escolher a melhor escola para os seus filhos aprenderem línguas. Fomos investigar e listamos algumas opções.

Várias idiomas

cursos linguas

Lancaster College

O Lancaster College é uma escola de línguas, fundada em 1984, com sede em Vila Nova de Gaia, e com vários centros de ensino de línguas no país, nomeadamente: Celorico de Basto, Felgueiras, Sacavém, Bragança, Póvoa do Varzim, Alcobaça, Lousã, Caldas da Rainha, entre muitas outras cidades.

Além dos cursos durante o ano letivo, há cursos intensivos, de verão e ainda o Summer Camp, destinado a aluno e não alunos da escola. No Lancaster College podem aprender as seguintes línguas:

  • Inglês
  • Francês
  • Alemão
  • Espanhol
  • Italiano
  • Russo
  • Japonês
  • Mandarim
  • Norueguês
  • Holandês
  • Sueco
  • Árabe

Língua inglesa

curso ingles

Helen Doron

A escola Helen Doron English é um método internacional de ensino da língua inglesa a bebés, crianças, adolescentes e adultos. A sul, encontra escolas em Portimão, Ourique e Beja, em Almada, Alcochete, Lisboa, Sintra, Alverca, Arruda dos Vinhos, Malveira, São João das Lampas, Alcabideche e Oeiras.

No centro, há escolas em Coimbra, Leiria e Aveiro. Mais a norte, pode escolher entre Gaia, Maia, Porto, Rio Tinto. Existe ainda uma escola no Funchal.

British Council

O British Council é a instituição internacional do Reino Unido orientada para as oportunidades educativas e as relações culturais – uma atividade que promove a confiança e a compreensão entre países.

Naturalmente, também se ensina inglês a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos. Além das aulas normais durante o ano letivo, há cursos de verão para os mais pequenos. Encontra escolas no Porto, Lisboa, Coimbra, Miraflores e Parede.

Língua francesa

curso frances

Alliance Française Portugal

O objetivo da Alliance Française em Portugal é difundir a língua francesa, e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e gosto pela língua e pensamento franceses. As crianças entre os 5 e os 14 anos podem aprender nesta escola, em cursos anuais ou ateliers de verão.

Encontra escolas Alliance Française no Porto, Guimarães/Braga, Caldas da Rainha/Santarém, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro.

Língua alemã

curso alemao

 Goethe-Institut Portugal

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promove o conhecimento da língua alemã no estrangeiro e o intercâmbio cultural internacional.

Há cursos extensivos e cursos intensivos de verão.  As aulas destinam-se a crianças entre os 10 e os 13 anos. O Goethe-Institut tem centros em Lisboa e no Porto.

Veja também: