Publicidade:

Descubra como saber que tamanho calça noutros países

Se vai viajar e se está a perguntar como saber que tamanho calça noutros países, continue a ler. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber, uma vez que as numerações variam de país para país.

Descubra como saber que tamanho calça noutros países
Descubra quanto calça noutros países.

Se já se perguntou como saber que tamanho calça noutros países, então este artigo é mesmo para si. A verdade é que os números de calçado, assim como acontece na roupa, sofrem variações de país para país. Por isso, quer esteja a comprar online num site estrangeiro, quer vá viajar e já esteja a ponderar comprar sapatos, é importante saber que número calça além fronteiras.

Como saber que tamanho calça noutros países: consulte a tabela de conversões


Esta tabela diz-lhe, de imediato, o número que calça nos diferentes países pelo que sugerimos que tire um print screen e a tenha à mão, quer vá viajar quer goste de comprar sapatos pela internet. Contudo, caso não a tenha no momento em que precisar dela, pode sempre consultar sites que fazem a conversão em tempo real, como este.

US  UK  Europa Brasil Japão
4 2 35 33 21
5 3 36 34 22
6 4 37 35 23
7 5 38 36 24
8 6 39 37 25
9 7 40 38 26
10 8 41 39 27

Porque é que os tamanhos do calçado diferem?

A razão por detrás da diferença de numeração do calçado consoante os países tem somente que ver com a regra que cada um deles definiu para numerar o calçado, tendo em conta o tamanho total do pé ou o tamanho do calçado.

Assim, embora uns países tomem como ponto de partida o tamanho do espaço interno do sapato, e portanto do pé, em centímetros, outros levam em consideração o tamanho total do pé e do sapato, somados. Além disso, há lugares onde a medição não se faz em centímetros mas sim em polegadas.

Como posso comprar sapatos online sem errar?

Habitualmente as lojas online dispõem de informação acerca do tamanho, em centímetros, a que corresponde cada numeração. Assim, depois de consultar a tabela, veja se a numeração em princípio indicada corresponde, de facto, ao tamanho do seu pé. E, se se está a perguntar como pode saber isso, é fácil: basta medir o seu pé e apontar o valor em centímetros que daí resultar, tomando-o como base de referência.

E se comprar o tamanho errado?

Caso tenha feito a compra numa viagem para oferecer a alguém, ou simplesmente não teve tempo de experimentar os sapatos e eles não lhe servem, pode ser mais complicado trocar. Ou seja, tem uma oportunidade de os dar de presente a alguém a quem sirvam. Mas, ao contrário, se fez a compra online, temos boas notícias: a maior parte dos sites permite quer a troca quer a devolução dos sapatos, desde que não tenham sido usados, claro.

Agora que já descobriu como saber que tamanho calça noutros países, já pode comprar os sapatos que quiser sem errar no tamanho.

Veja também:

Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.