Que tipo de seguro cobre avarias?

Existem várias coberturas e tipos de seguro automóvel. Na altura de escolher o seguro que quer para o seu carro, é importante que se informe sobre todas as hipóteses e modalidades disponíveis.

Que tipo de seguro cobre avarias?
O que cobre afinal um seguro automóvel? Informe-se bem
  • Na altura de subscrever um seguro automóvel, é preciso informar-se sobre tudo o que está coberto

Actualmente, a escolha de um seguro automóvel nem sempre é fácil. O mercado está cada vez mais competitivo e disponibiliza uma oferta imensa de seguros de saúde com as mais diversas características e modalidades.
Na altura de escolher o seu seguro automóvel, deve primeiro reter algum do seu tempo a investigar e informar-se sobre este tema, a fim de escolher o seguro que mais se adequa ao seu carro e às suas exigências. Damos-lhe algumas dicas.
 

Que seguros existem no mercado?

No mercado, existem dois tipos de seguro automóvel:
 
Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

1. Seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (mais conhecido como seguro contra terceiros)

Este seguro é obrigatório por lei, mas não cobre avarias. Segundo o Instituto de Seguros de Portugal, o seguro obrigatório de automóvel assegura o pagamento de indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com excepção do condutor do veículo. A quantia mínima que o seguro obrigatório deve cobrir por danos corporais que o segurado cause a terceiros, é de 2,5 milhões de euros e para os danos materiais é de 750 mil euros.
 

2. Seguro contra todos os riscos ou seguro de danos próprios

Este tipo de seguro garante o pagamento dos prejuízos no veículo segurado, mesmo que o seu condutor tenha sido o responsável pelo acidente. Choque, colisão ou capotamento, bem como incêndio, raio ou explosão são algumas das coberturas habituais. Normalmente as avarias também não estão contempladas neste tipo de seguro. Saiba mais sobre o seguro contra todos os riscos.


Veja também: porque é obrigatório o seguro automóvel.

 

E em caso de avaria, o seguro cobre?

Em caso de avaria, existem algumas seguradoras que apresentam soluções específicas que cobrem avarias. Esta pode ser sempre uma protecção contratada à parte do seu seguro automóvel.

A Açoreana seguros disponibiliza uma protecção de garantia e avarias mecânicas que tem várias vantagens de cobertura que pode consultar aqui.
 

Assistência em viagem

Outra dica a ter em conta é a contratação, na sua apólice, da assistência em viagem. Esta cobertura garante que, em caso de avaria em viagem, tenha direito a assistência e reboque do veículo. Quando contratar um seguro de danos próprios, tenha em atenção estas garantias.


Também lhe pode interessar: