Que tipos de depósitos existem?

Os depósitos são algo que está presente no dia-a-dia de todos os portugueses. Leia o artigo e fique a saber que tipos de depósitos existem e para que servem.

Que tipos de depósitos existem?
Apesar dos mais comuns serem os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, existem ainda outras opções

Talvez o nome não seja 100% famíliar, mas a verdade é que quando ouvimos frequentemente falar em depósitos, é importante perceber que os mesmos são uma outra designação para as contas bancárias. Dizer depósito à ordem ou conta à ordem significa, no fundo, a mesma coisa. Desta forma, é importante perceber que tipo de depósitos existem e quais são afinal as suas características.

Tipos de depósitos bancários existentes


Depósitos à ordem

Na linguagem mais comum, depósitos à ordem quere dizer a mesma coisa que contas à ordem. Este tipo de depósitos são disponibilizados pelos bancos que armazenam o dinheiro que o cliente ou titular deposita. Os depósitos são geridos pelos titulares que os podem movimentar sempre que quiserem não tendo qualquer sançaõ associada. 

Depósitos a prazo

Estes depósitos também são conhecidos como contas a prazo e funcionam de forma diferente dos depósitos à ordem. Aqui o dinheiro é entregue aos bancos num prazo pré-definido, sendo que existem depois condições de movimentação associadas que variam de banco para banco. Quando metemos dinheiro num depósito a prazo será com a finalidade de não mexer nesse valor durante algum tempo, deixando o valor capitalizar.

Depósitos a prazo não mobilizáveis

São depósitos a prazo com condições muito específicas. Neste tipo de depósitos existem períodos mínimos contratualizados, em que o titular não poderá movimentar o dinheiro de nenhuma forma antes do fim do prazo inicialmente estipulado.

Depósitos constituídos em regime especial

Apesar de os tipos de depósitos mais comuns serem os depósitos à ordem e os depósitos a prazo, existem ainda assim algumas excepções, como é o caso dos depósitos constituídos em regime especial. Estes depósitos contemplam todos os depósitos bancários que possam resultar de legislação específica. Exemplo disso são as contas poupança-habitação e poupança-reformado.

Saiba ainda que taxas estão associadas aos depósitos


- TANB (Taxa Anual Nominal Bruta): É a taxa de remuneração do depósito

- TANB média: É a média das diferentes TANB aplicadas ao longo da vida do depósito.

- TANL (Taxa Anual Nominal Líquida): É equivalente à TANB sendo que nesta taxa já estão deduzidos os impostos.
 
- TAEL (Taxa Anual Efetiva Líquida): É uma medida da taxa de remuneração anual líquida, quando existe capitalização de juros. Saiba mais sobre a TAEL.


Veja também: