Publicidade:

Quer conquistar a confiança do seu chefe? Então espreite estas dicas

Saiba em que deve apostar para conquistar a confiança do seu chefe. Obtenha um bom ambiente de trabalho e condições para uma maior satisfação profissional.

Quer conquistar a confiança do seu chefe? Então espreite estas dicas
Um bom ambiente de trabalho vai melhorar o seu dia!

Ter um bom ambiente de trabalho é fundamental para que o seu dia seja melhor, não acha? Poder ter boas condições de trabalho, colegas com quem se dá bem e um chefe em quem confia e que confia em si, então seria perfeito.

Embora nem sempre se consiga reunir as condições ideais, conquistar a confiança do chefe pode ajudar. Se é algo que gostaria ou precisa de alcançar, estas dicas poderão ajudar.

Até porque existindo uma relação de confiança, provavelmente vai realizar um melhor trabalho e acabará por ter liberdade de assumir tarefas e funções de maior responsabilidade.

Dicas para conquistar a confiança do seu chefe

Estabelecer metas concretas

Discuta os objetivos com o seu chefe. Proponha objetivos orientados para a ação e não para os resultados, para que possa provar que está a concretizá-los, isto é, a ajudar a empresa.

Por exemplo, se disser que vai aumentar as vendas, isso é algo vago. Porém se optar por dizer que o seu objetivo é fazer mais cinco vendas por semana, esta é uma ação concreta e possível de evidenciar. Esta é ainda uma maneira fácil de se obrigar a ser mais produtivo no trabalho e de poder mostrar os resultados ao seu chefe.

Explorar soluções antes de pedir ajuda

Não há nada de errado em pedir ajuda – um bom chefe ficará feliz em ajudar a que o seu colaborador e a empresa possam ter sucesso. Mas em vez de simplesmente dizer “Estou perplexo” ou “Não sei o que fazer” e esperar que o seu chefe apresente uma resposta, faça um brainstorming de algumas possibilidades e escolha a solução para a qual está inclinado antes de conversar com ele.

Apresentar alternativas é muito mais construtivo e mostra ao seu chefe que tentou (e provavelmente conseguiu) resolver a situação sozinho.

escritório

Confessar os erros

Resista ao desejo de encobrir as suas falhas, de inventar desculpas ou de pôr a culpa noutras pessoas. Evitará, com certeza, mais problemas se o seu chefe descobrir o que aconteceu e corre o risco de destruir a confiança e a ética.

Não repetir erros

Como diz a conhecida frase “Errar é humano!” e nenhum chefe esperará que seja perfeito.

No entanto, insistir no erro dará a ideia de que não prestou atenção, de que não aprendeu e gerará perda de confiança na sua capacidade de resolver novamente determinada situação.

Aprender a falar o idioma do seu chefe

Tente conhecer o “idioma” do seu chefe, isto é, a forma como comunica em contexto profissional. Se prefere exposições, se precisa sempre de ver os números e resultados para entender sua perspectiva, etc.

Veja e ouça atentamente o seu chefe. Isto não significa que deve mudar o que diz ou pensa, porque isso não é integridade, mas diga-o de uma maneira que seja significativa e que corresponda à forma como o seu chefe comunica e interpreta.

Ser um bom ouvinte

Mantenha contacto visual quando está a falar, porque isso reflete que o está a ouvir com atenção. E, claro, resista à tentação de olhar para o telemóvel. Mostre que não se distrai e que está totalmente atento. A linguagem corporal é muito relevante para criar confiança.

entrevista

Ter o apoio dos colegas

Obter o apoio dos seus colegas de trabalho antes de propor algo ao seu chefe ajudará a garantir que ele o ouça. Além disso, ele verificará que as suas ideias têm a aprovação e são do agrado de outras pessoas, reforçando assim a ideia de que é uma pessoa confiável.

Prestar atenção

Falar sobre sentimentos pode parecer muito pessoal para o escritório, mas prestar atenção às emoções do seu chefe pode fortalecer o relacionamento. Diz a psicologia que nós confiamos em pessoas com as quais nos sentimos ligados emocionalmente. Por isso, se o seu chefe parece particularmente ocupado ou stressado, pergunte-lhe se há algo que possa fazer para o ajudar.

Avisar sobre obstáculos à medida que eles aparecem

Quando sentir que está a ficar atrasado em algum trabalho ou que o orçamento de um projeto começa a aumentar, por exemplo, não espere que o seu chefe lhe pergunte sobre essas situações. Ajuste as expetativas à realidade, porque se o seu chefe é apanhado de surpresa, isso pode destruir a confiança. Partilhe as suas preocupações e as suas ideias com o seu chefe para que encontrem uma solução e garanta que ele continua a confiar em si e no seu trabalho.

Bem, tudo dependerá do chefe e do tipo de trabalho, mas estas dicas poderão ajudar a manter ou a conquistar a confiança do seu chefe e a sentir-se bem no seu local de trabalho. Por isso, talvez valha a pena tentar!

Veja também: