Quero vender a minha casa. Quanto valerá?

Existem vários motivos que podem levar alguém a querer vender a sua casa. Para tal será necessário considerar vários factores de forma a estabelecer o valor de venda, um valor equilibrado entre o que é justo para o vendedor, assim como para o comprador, isto é, adaptado às actuais condições de mercado. Veja os nossos conselhos e faça um bom negócio!

Quero vender a minha casa. Quanto valerá?
Como determinar o valor da casa

Uma nova situação familiar, como o casamento, o divórcio, o nascimento de uma criança podem levar a que haja a necessidade de vender a casa para viver numa maior, mais pequena, alugada, etc. O segredo será descobrir quanto valerá a nossa casa e a que preço então a deveremos colocar à venda.

 

É importante encontrar o equilíbrio entre o valor quer o vendedor considera justo, mas também é bom que seja um preço que atraia potenciais compradores de forma a que a casa não fique muito tempo parada.

 

Que factores influenciam o valor de uma casa?

  • zona do país onde foi construída 
  • área da habitação, 
  • o número de quartos, 
  • a localização, 
  • os acessos, 
  • o facto de possuir garagem ou não, 
  • a qualidade dos materiais, 
  • a presença de ar condicionado, sistema de aquecimento
  • a vista dos vários pontos da casa

 

Cada um destes factores tem mais ou menos importância consoante a localização da casa, isto é, a garagem será importante, por exemplo, no centro da cidade, devido à dificuldade que existe no estacionamento. A distância entre a casa e os transportes públicos, por exemplo, será importante numa casa que fique na periferia da cidade. Tais factores são diferenciadores e fazem com que o preço aumente mas também podem aumentar a probabilidade de conseguir vender a casa mais rapidamente.

 

É preciso também olhar para os números, ou seja, as avaliações bancárias de forma a ter uma noção do valor da sua casa. De acordo, com as avaliações efectuadas pelos bancos em Fevereiro de 2011, o valor médio por metro quadrado das habitações em Portugal varia entre os 992 e os 1530 euros. Poderá ver com melhor detalhe estas informações sobre valores num ficheiro que o INE - Instituto Nacional de Estatística disponibiliza.

 

É preciso também ter em conta que mesmo dentro da mesma região, os preços variam, não se deve limitar esta análise a zonas norte, centro e sul, porque num mesmo distrito, os valores variam e até dentro da mesma localização. O valor do metro quadrado de um T2 numa determinada localização pode ser diferente de um T3 na mesma localização.

 

Finalmente, pode sempre ver sites de imobiliárias e pesquisar casas com as mesmas características que a sua e na mesma região que a sua de forma a comparar o preço que concluiu decorrente da sua análise e o que está a ser pedido no mercado.

 

Pode ser necessário baixar um pouco a fasquia porque tendo em conta o contexto económico que atravessamos, não é muito fácil vender casa, sendo portanto necessário encontrar o equilíbrio justo entre o que o vendedor procura receber e o que o comprador está disposto a pagar.