4 questões a que deve responder antes de fazer uma compra

Para poupar dinheiro quando vai às compras, deve responder a quatro questões muito simples. Saiba quais.

4 questões a que deve responder antes de fazer uma compra
É um consumidor racional? Faça o teste

Quer poupar dinheiro nas compras? Acredite, milhões de pessoas passam pelo mesmo drama todos os dias em todo o mundo. Responder a algumas questões no momento da compra pode ser a sua melhor tática.

Por cá, já escrevemos sobre as melhores dicas para poupar diariamente, como evitar gastos desnecessários no supermercado e quais as melhores formas para poupar tempo e dinheiro. Este é um tema recorrente e há sempre uma nova dica que poderá mudar a sua vida drasticamente.

Por agora, deixamos-lhe um desafio: se quer poupar dinheiro quando vai às compras só tem de responder a quatro questões muito simples. Está preparado? O exercício começa agora.

Respondas a estas 4 questões para poupar nas compras

Se quer manter o foco na próxima ida às compras, basta responder a estas quatro pequenas e simples questões. Acredite, a sua vida vai mesmo mudar e a sua carteira vai agradecer.

1. Preciso disto?

Quantas vezes já comprou um qualquer objeto e nunca o usou? Para evitar compras desnecessárias imagine a utilidade de um determinado produto daqui a um ano (se não for um perecível). Se precisar mesmo de comprar esse objeto, saiba sempre o valor de mercado e faça a compra no local mais barato.

2. De onde vem este produto?

As compras ambientalmente sustentáveis são cada vez mais importantes. Assim sendo, são cada vez mais os adeptos dos produtos biológicos, cuja pegada ecológica é menos prejudicial ao planeta. Comprar produtos nacionais também é essencial já que também está a garantir o sustento da economia local.

supermercado

3. Porque é que preciso disto?

Pode parecer estranho mas, na maior parte das vezes, não sabemos distinguir entre os produtos que queremos e aqueles que realmente necessitamos. Assim sendo, avalie sempre a real necessidade de um produto para evitar gastos desnecessários.

4. Será que estou stressado?

Se alguns comem em momentos de maior ansiedade, outros compram compulsivamente para lidar com as alturas mais stressantes das suas vidas. Assim sendo, tente descobrir o verdadeiro motivo para a má fase que está a passar. Aprenda a controlar as suas emoções e não descarregue no cartão de crédito: a sua conta bancária agradece.

Assim sendo, para poupar dinheiro quando vai às compras, basta responder a estas quatro questões muito simples. Saiba controlar os seus gastos e, mais importante, a manter o foco mesmo nas alturas mais stressantes da sua vida. Como se costuma dizer, “a prática faz o mestre”: o importante é não desistir.

Veja também: