Quiche Lorraine: receita rápida e simples

A quiche Lorraine é uma das mais fáceis de preparar, para além de ser uma unanimidade. Vamos fazer crescer água na boca como o nosso passo a passo?

Quiche Lorraine: receita rápida e simples
É francesa, mas é de todo o mundo

Ainda que seja conhecida pela sua excelência e complexidade, esta culinária é, na verdade, uma caixinha de surpresas. Sabia que nem só de pratos elaborados e gourmet se faz a cozinha francesa?

Existe uma receita rápida e simples, feita com pedacinhos de queijo e bacon, que é capaz de fazer crescer água na boca de miúdos e graúdos. A quiche Lorraine é uma deliciosa aposta para a mesa do lanche, para as festas e – até – para um jantar leve.

O segredo da quiche Lorraine

Preparar a quiche Lorranie não é uma tarefa difícil, mas não esqueça de guardar um bocadinho de paciência para esperar que a massa descanse, pois é isso que vai determinar que o resultado fique macio. Esta é a etapa fundamental para que a receita seja um sucesso.

Tome nota do nosso passo a passo e garanta que todos vão querer mais e mais.


Receita de quiche Lorraine

quiche-lorraine

Ingredientes para a massa

190g de manteiga (à temperatura ambiente)
1 col. de café de sal
50ml de leite (ou água)
250g de farinha de trigo (ou outra à escolha)

Ingredientes para o recheio

200g de queijo emmental
150g de bacon frito (escorrido)
2 ovos
2 gemas
250ml de natas
250ml de leite
sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Modo de preparação da massa

  1. Primeiro, corte a manteiga em pedaços pequenos e, numa tigela, amasse com a ajuda de uma colher de pau. Mexa bem e intensamente.
  2. Num segundo recipiente, dissolva o sal no leite e adicione este líquido, lentamente, sobre a manteiga. Mexa sem parar.
  3. Polvilhe um bocado de farinha sobre a mistura, pouco a pouco, e trabalhe pouco a massa. De seguida, despeja a massa sobre uma superfície lisa e amasse com a palma da mão, como se estivesse a empurrar.
  4. Dobre a massa e volte a amassar e a empurrar com a palma da mão. Repita o processo algumas vezes para que fique homogênea.
  5. Faça uma bola com a massa e embrulhe numa película aderente, deixando descansar por duas horas ao frio (leve ao frigorífico).
  6. Ao fim deste período, vai poder abrir a massa com o rolo.

Modo de preparação do recheio

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C por cerca de 30 minutos.
  2. Rale o queijo para cima da forma e misture com o bacon. Numa tigela á parte, misture os restantes ingredientes e bata até que fique uma mistura homogênea.
  3. Depois de abrir a massa, adicione a mistura seca (queijo e bacon) e cubra com a mistura cremosa.
  4. Leve a assar por um período entre os 20 e os 30 minutos.

Voilà! Sirva a sua quiche Lorraine, quente ou fria, com a sua salada favorita e bon appétit!

Veja também: