Quinoa: prato cheio de nutrientes com um só alimento

Sabia que a quinoa é o cereal mais rico em proteínas? Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer os benefícios deste grão e explicar como o deve cozinhar.

Quinoa: prato cheio de nutrientes com um só alimento
Conheça as vantagens de consumir este cereal

A quinoa é uma planta oriunda da Colômbia, Peru e Chile, conhecida pela sua riqueza a nível nutricional. Não é por acaso que é também conhecida como “grão de ouro”. Comparada com outros cereais, sai vencedora por ter uma grande dose de proteínas (por cada 100 gramas tem 15g de proteína).

Mas há mais. Se fizer só quinoa, num único prato, já está a ter uma refeição completa. Ao contrário do arroz, por exemplo, que deve ser complementado com outra proteína, animal ou vegetal, no caso deste alimento não necessita de o fazer. O que tem de especial? Contém os oito aminoácidos essenciais –algo que raramente acontece numa proteína de origem vegetal.

Mais benefícios da quinoa

quinoa

  • É uma fonte de cálcio, magnésio, manganês, ferro e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3);
  • É rica em ómega 3 e ómega 6;
  • Apresenta um baixo índice glicémico;
  • É rica em fibras e, por isso, aumenta a saciedade, deixando-nos satisfeitos por mais tempo;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal;
  • É pobre em gordura (contém cerca de 10 por cento);
  • É isenta de glúten e é, por isso, indicado para quem tem doença celíaca.

Como cozinhar quinoa?

Para preparar um prato com este alimento, deve seguir alguns passos essenciais.

1. Lavar muito bem a quinoa

Este é um processo muito importante, uma vez que este cereal tem uma componente, a saponina, que tem um sabor amargo e forte, que apenas é retirado quando passamos a quinoa por água corrente e morna, antes de a cozer. Não se surpreenda se fizer espuma ao enxaguar, pois é normal que isso aconteça.

lavar quinoa

2. Dar sabor

Numa panela coloque azeite (e se quiser um pouco de alho), deixe aquecer e coloque a quinoa lavada. Tal como acontece com o arroz, ponha o dobro da quantidade de água a ferver. Toste este cereal durante alguns minutos, mexendo sempre, até começar a agarrar. Coloque a água e junte-lhe sal ou outro tempero.

3. Cozer

Deixe cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos até a água ter evaporado. Solte os grãos com um garfo.

No final, a quinoa estará pronta a comer e pode usá-la para as mais variadas receitas ou fazer um prato mais rápido e simples, adicionando legumes como cenouras ou alho francês ou reforçando-o com proteínas vegetais, como leguminosas ou cogumelos.

Este alimento completo pode ser uma alternativa de refeição, constituindo um prato vegetariano, por exemplo. É possível variar também no tipo de quinoa que se adquire, pois este cereal tem variedades de cor branca, vermelha ou preta.

Veja também: